Descrição
Ao longo do Século XX, ocorreram diversas mudanças no cenário geopolítico e cultural brasileiro, em especial na região nordeste, onde o fluxo de migrantes para a região sudeste do Brasil (SP, MG, RJ) provocou grandes transformações na vida do nordestino, trabalhador do campo, também chamado de “sertanejo”, do ponto de vista da sua identidade cultural. A identificação deste processo está evidenciada na obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912 – 1989), que retratou as muitas fases e faces dessas transformações, demonstrando, através da música, os impactos sofridos pelos sertanejos, do ponto de vista da sua cultura. Este trabalho propõe analisar, através da obra de Luiz Gonzaga, o confronto do sertanejo em termos de cultura e identidade, com o novo cenário em que foi submetido, involuntariamente, através do processo migratório para as regiões mais industrializada do país. Analisaremos estes recortes através das categorias da Filosofia da Libertação, como: Alienação, Totalidade e, sobretudo, através da categoria de Exterioridade, presentes na obra do filósofo argentino Enrique Dussel.