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O SOLFEJO NA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DE EDGAR WILLEMS E AS PROPOSTAS DE SOLFÈGE-COURS ÉLÉMENTAIRE
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Metadados
Descrição
O objetivo do presente texto consiste em abordar o solfejo na pedagogia musical de Edgar Willems, descrever alguns elementos de seu pensamento sobre o desenvolvimento auditivo e apontar aspectos relevantes em sua obra Solfège: cours élémentair. Como contexto, são apresentados aspectos referentes à canção, à consciência melódica e ao solfejo. Posteriormente, de modo detalhado, conteúdos do livro Solfège: cours élémentaire. O livro contém três grandes partes, destinadas à preparação para o solfejo, ao solfejo propriamente dito e a dados teóricos e práticos. Dos motivos e ordenações, Edgar Willems nos conduz aos solfejos com intervalos harmônicos, combinando segundas, sétimas, quartas e quintas, posteriormente, intervalos de oitavas e décimas. A leitura vertical alcança sua complexidade na leitura a três vozes e nos acordes de quatro sons. Conclui-se que Solfège: cours élémentaire propicia um aprendizado vivo, cujo centro é o desenvolvimento da musicalidade e da audição e a força expressiva da música.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Protásio, Nilceia; Universidade Federal de Goiás (UFG)
Data
21 de novembro de 2019
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 27, n. 43 (2019)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion