Descrição
Este estudo tem como propósito compreender qual o entendimento sobre política foi construído pelos professores ao longo de sua vida escolar e de seu cotidiano de trabalho e como essa compreensão se materializa no trabalho pedagógico. Foi realizado junto a um grupo de professores que frequentaram, durante dezoito meses, um curso de pós-graduação, em nível de especialização, em uma instituição pública federal de ensino. O estudo demonstrou que a maior parte dos professores não teve ao longo de sua formação escolar acesso a discussões sobre política e que também não trabalham com seus alunos temas dessa natureza, por não se sentirem preparados ou por entenderem que não cabe à escola esse tipo de debate. ||This study aims to understand what the understanding of politics was built by teachers throughout their school life and their daily work and how this understanding is materialized in pedagogical work. It was carried out with a group of professors who attended, for eighteen months, a postgraduate course, at a specialization level, in a federal public educational institution. The study showed that most teachers did not have access to policy discussions throughout their school education and that they do not work with such students, either because they do not feel prepared or because they understand that this type of school is not up to them.