-
O uso da semiótica em artigos brasileiros que estudam a marca: uma revisão de literatura (2008-2017)
- Voltar
Metadados
Descrição
Semiotic studies have sought to understand the construction of meaning by brands since the 1960s. Over the years, communication scientists have intensified these studies with adoption of French discursive semiotics as well as methodologies of American semiotics. The article tries to understand the Brazilian production, in the last ten years (2008-2017), in articles published in scientific journals. After searching on national and international indexers, 21 articles were cataloged and, based on them, it was sought to gather information about who scientists produced them, which institution are linked, which corpus studied, which semiotic methodology applied, and which authors were most cited. What is expected as relevant as a mapping for the purpose of developing this field of communication studies.||Los estudios semióticos buscan comprender la construcción de sentido de las marcas desde la década de 1960. Con el paso de los años, los científicos de la comunicación han intensificado esos estudios, con la adopción de la semiótica discursiva francesa y también de metodologías de la semiótica americana. El artículo busca comprender la producción brasileña, en los últimos diez años (2008-2017), en artículos publicados en periódicos científicos. Con la búsqueda en indexadores nacionales e internacionales, 21 artículos fueron catalogados y, con base en ellos, se buscó levantar informaciones sobre quién produjo, a qué institución están vinculados, qué corpus estudió, qué metodología semiótica aplicó y cuáles autores fueron citados. Lo que, se espera, funcione como un mapeo con fines de desarrollo de este campo de estudios en comunicación.||Os estudos semióticos buscam compreender a construção de sentido das marcas desde a década de 1960. Com o passar dos anos, os cientistas da comunicação têm intensificado esses estudos, com a adoção da semiótica discursiva francesa como também com de metodologias da semiótica americana. O artigo busca compreender a produção brasileira, nos últimos dez anos (2008-2017), em artigos publicados em periódicos científicos. Com a busca em indexadores nacionais e internacionais, 21 artigos foram catalogados e, com base neles, buscou-se levantar informações sobre quem produziu, a qual instituição estão vinculados, que corpus estudou, qual metodologia semiótica aplicou e quais autores foram mais citados. O que, espera-se, funcione como um mapeamento com fins de desenvolvimento deste campo de estudos em comunicação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Roberto Lima Petitinga Junior, Paulo | Dias, Robson Borges | Márcio Laus Reis Gomes, Victor
Data
27 de junho de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas; Vol. 31 No. 1 (2023): Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas; 1-19 | Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas; v. 31 n. 1 (2023): Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas; 1-19 | 2238-7560 | 2238-7552
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion