Descrição
Neste artigo, examinaremos alguns casos em que a transmídia foi utilizada por editoras brasileiras como ferramenta de criação de mídias suplementares aos seus livros. Além do próprio caráter do fenômeno transmídia, que se relaciona aos novos modos de escrita e leitura, e de produção e consumo de mídias na atualidade, interessa-nos analisar o propósito dos projetos transmídia elaborados pelas casas editoriais brasileiras, bem como as mídias e estratégias empregadas por elas. A partir da observação dos exemplos coletados, buscaremos traçar um perfil dos gêneros literários escolhidos, do público-alvo, das mídias empregadas e dos objetivos almejados.||In this paper we examine some cases in which transmedia was used by Brazilian publishing houses as a tool for creation of supplementary media to their books. Besides the characteristics of the transmedia phenomenon, related to the new modes of writing and reading, and of production and consumption of media in contemporary times, we are interested in analyzing the goals of the transmedia projects developed by Brazilian publishing houses, as well as the media and strategies employed by them. From the observation of the examples collected, we aim to establish a pattern of the literary genres chosen, the target audience, the media used and the goals aspired.