Descrição
With the wave of university occupations that took place in 2016, when they were launched in institutions in Ceará, public notes were released by student-occupiers. In these texts, taken as narratives about themselves oriented towards public communication, perspectives are articulated on the agendas defended and the actions carried out. Considering the textualities that underpin each fuse note of occupations in 26 academic units of 5 institutions in Ceará, we carried out a theoretical methodological exercise with textual networks in order to highlight the narrative propositions; and, with them, discuss both the uses of this textual form for public relations, and the shifts built from the context and political incidence to take a position on the event.||Con la ola de ocupaciones universitarias que tuvo lugar en 2016, cuando estallaron en instituciones de Ceará, se divulgaron notas públicas de los estudiantes ocupantes. Estos textos, tomados como narrativas sobre sí mismos orientadas a la comunicación pública, articulan perspectivas sobre las agendas defendidas y las acciones realizadas. Considerando las textualidades que sustentan cada nota fusible de las ocupaciones en 26 unidades académicas de 5 instituciones de Ceará, realizamos un ejercicio teórico metodológico con redes textuales para destacar las proposiciones narrativas; y, con ellas, discutir tanto los usos de esta forma textual para las relaciones públicas como los desplazamientos construidos a partir del contexto y de la incidencia política para tomar posición sobre el acontecimiento.||Com a onda de ocupações universitárias ocorridas em 2016, ao serem deflagradas em instituições cearenses, foram lançadas notas públicas realizadas por estudantes ocupantes. Nestes textos, tomados como narrativas sobre si orientadas à comunicação pública, são articuladas perspectivas sobre as pautas defendidas e sobre as ações executadas. Considerando as textualidades que fundamentam cada nota de estopim de ocupações em 26 unidades acadêmicas de 5 instituições no Ceará, realizamos um exercício teórico-metodológico com redes textuais a fim de evidenciarmos as proposições narrativas; e, com elas, discutirmos tanto os usos desta forma textual para relações públicas, quanto os deslocamentos construídos a partir do contexto e da incidência política para tomada de posição sobre o acontecimento.