-
OCUPAR ESTE ESPAÇO
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo se propõe a refletir sobre o sentido de ensinarmos teatro na formação de pedagogas. Parti de uma experiência específica, ocorrida na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP) em 2017, entretanto fiz referências a outras situações semelhantes, seja na própria UNICAMP ou fora dela. O trabalho realizado com as estudantes ocorreu dentro da disciplina “Educação, Corpo e Arte”. Os encontros envolveram vivências de jogos teatrais e propostas de experimentações corporais que exploraram a percepção de si e do outro, realizando jogos que permitiram que as alunas se expressassem e brincassem, além da discussão de textos relativos ao ensino de arte e/ou criação artística e a preparação e apresentação de cenas coletivas. As análises dos discursos das estudantes, assim como das cenas apresentadas revelam aspectos importantes da estrutura da disciplina e denotam a minha concepção de ensino. Nela podemos observar a importância do diálogo com a memória sobre as diferentes situações vividas como alunas para poder refletir sobre sua futura atuação docente. O trabalho com o corpo também se mostra como aspecto estruturante para a compreensão das inúmeras possibilidades a serem exploradas. A presença da arte, seja por meio das criações realizadas, seja pela fruição também se mostra um potente caminho para esta reflexão, para a percepção de si, seja em suas relações pessoais, seja na sua constituição como docente.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Faria, Alessandra Ancona de
Data
20 de dezembro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Teatro: Criação e Construção de Conhecimento
Fonte
Teatro: Criação e Construção de Conhecimento; v. 5 n. 2 (2017): O teatro e a performance na formação de pedagogos: possibilidades, limites e necessidades; 5-21 | 2357-710X
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion