-
On the paths of public transparency in a Federal Education Institution: an extension experience||Nos caminhos da transparência pública de uma Instituição Federal de Ensino: uma experiência extensionista
- Voltar
Metadados
Descrição
Public transparency is considered to be a liability mechanism for tax management, linked to the constitutional principle of publicity. In such a way, the experience report describes the results of the experiences of an extension project that sought to promote the transparency of the Federal Institution in Sertão PE: Campus Santa Maria da Boa Vista, demonstrating the importance and the main institutional information for the target audience. The project methodology was followed in four stages, preparation, dissemination, realization and evaluation, in which they were carried out in 4 public schools with approximately 250 students, in 2017. In addition, as the project was considered relevant, some will reveal that it is not consistent with the Federal Institute, neither had not even a habit of accessing social information through the portal. Technical visits were also made to the Campus, in order to encourage a closer approach between the Institute and the community. In addition to complying with the legal aspect, such as visits to schools and the Institute, viable ways were the exchange of knowledge and knowledge regarding public transparency on issues related to the historical context, teaching, student assistance, research, innovation, extension, culture and budget institutional, also providing social control.||A transparência pública é considerada um dispositivo da gestão fiscal responsável, ligado ao princípio constitucional da publicidade. Todos temos o direito e o dever de fiscalizar a aplicação das receitas oriundas de diversas fontes, por intermédio da exposição de ações públicas. De tal modo, este texto objetiva descrever os resultados de um projeto de extensão que buscou promover a transparência do IF Sertão PE Campus Santa Maria da Boa Vista, demonstrando a importância e as principais informações institucionais para o público-alvo. A metodologia do projeto se deu em quatro etapas: preparação, divulgação, realização e avaliação, que foram executadas em 4 escolas públicas com aproximadamente 250 estudantes, em 2017. Em suma, as ações do projeto foram consideradas relevantes, os alunos revelaram que não conheciam o Instituto Federal, nem possuíam o hábito de acessas as informações públicas pelo portal. Realizaram-se visitas técnicas ao Campus a fim de incentivar uma maior aproximação entre Instituto e comunidade. Além de cumprir com aspecto legal, as visitas nas escolas e no Instituto foram caminhos viáveis à troca de saberes e conhecimentos quanto à transparência pública sobre temas relacionados ao contexto histórico, ensino, assistência estudantil, pesquisa, inovação, extensão, cultura e orçamento institucional, proporcionando também o controle social.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Wandilson Alisson Silva | Ramos, Anne Karynne Guimarães
Data
30 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/56028 | 10.14393/REE-v19n22020-56028
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Wandilson Alisson Silva Lima, Anne Karynne Guimarães Ramos
Fonte
Revista Em Extensão; v. 19 n. 2 (2020): Em Extensão (ISSN: 1982-7687); 237-249 | 1982-7687 | 1518-6369
Assuntos
Controle social | Instituto Federal | Projeto de extensão | Transparência pública | Social control | Federal Institute | Extension project | Public transparency
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares