-
ONLINE COMICS: ADVANTAGES AND POSSIBILITIES FOR USE IN EDUCATIONAL CONTEXT||DESENHO EM QUADRINHOS ONLINE: VANTAGENS E POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO EM CONTEXTO EDUCATIVO
- Voltar
Metadados
Descrição
This article provides very general lines on the concept and history of the drawings in comics (DC), and its potential for the development of various teaching skills such as reading and writing, creativity and imagination of students. There will be some generation of Web 2.0 tools that enable the creation and publication of cartoons online, highlighting both its strengths and its limitations. Finally, will see two very different educational experience (one of the groups was made by autistic children) in which use of these tools was highly effective for developing cognitive, affective and psychomotor the children involved.||
O presente artigo apresenta em linhas muito gerais o conceito e a história dos desenhos em quadrinhos (DQ), bem como do seu potencial para o desenvolvimento de diversas competências pedagógicas como sejam a leitura e a escrita, a criatividade e a imaginação dos alunos. Serão apresentadas algumas ferramentas da geração Web 2.0 que possibilitam a criação e publicação de bandas desenhadas online, destacando tanto as suas potencialidades como as suas limitações. Para finalizar, serão apresentadas duas experiências pedagógicas muito diversas (um dos grupos era constituído por crianças autistas) em que utilização destas ferramentas se mostrou muito eficaz para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor das crianças envolvidas.
ISSN
1982-6109
Periódico
Colaboradores
CIED - Centreo de Investigação em Educação da Universidade do Minho e FCT - Fundação para Ciência e a Tecnologia
Autor
Lisbôa, Eliana Santana | Bottentuit Junior, João Batista | Coutinho, Clara Pereira
Data
30 de junho de 2009
Formato
Idioma
Relação
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/80/46 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/21 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/22 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/23 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/24 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/25 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/26 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/27 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/28 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/29 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/30 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/31 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/32 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/33 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/34 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/35 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/36 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/37 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/38 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/39 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/50 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/51 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/52 | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/80/57
Fonte
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 2, n. 1 (2009) | 19826109
Assuntos
Educação; Tecnologia Educativa | Desenhos em Quadrinhos Online, Leitura, Escrita, Web 2.0, TICs
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado por Pares"