-
Operários da memória: artistas escultores do início do século XX e o concurso do monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo||Memory workers: sculptors of the early twentieth century and the monument to the Imortal Glory to the Founders of São Paulo’s contest
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo discute a construção do monumento Glória imortal aos fundadores de São Paulo (obra de Amadeu Zani, 1925) e, mais especificamente, o concurso público para escolha da maquete, ocorrido em 1910. O foco da análise é o conjunto de projetos apresentados por escultores paulistas, brasileiros e italianos e toda a conflituosa negociação estabelecida entre a comissão executiva e os artistas, observada por um parecer publicado na primeira década do século XX, que traz o exame crítico dos trabalhos pela comissão julgadora. Os documentos possibilitam ainda reconhecer o savoir-faire de artistas que atuavam na produção de obras públicas no período, o modo como manejam a interpretação de episódios históricos e a sua conversão em imagens. A hierarquia entre os diferentes personagens, seja ele membro da comissão julgadora, historiador ou escultor, não é empecilho para que se operem interferências diversas no projeto vencedor, que são determinantes na concepção final da obra. Há nas fontes analisadas um instigante debate acerca da elaboração de narrativas calcadas em eventos históricos por meio de imagens, ou seja, da representação de personagens históricos, de cenários e de figuras alegóricas que merece ser problematizado. A análise da elaboração de um projeto do monumento Glória Imortal se faz adotando uma perspectiva da história social da arte, mirando o diálogo, as trocas e as negociações que permeiam o objeto de estudo, buscando pensar a obra e a produção dessas imagens como fruto de um processo e de um conjunto de práticas sociais.||In this paper I intend to discuss the construction of the monument to the Imortal Glory to the Founders of São Paulo (a work of Amadeu Zani, 1925). Specifically, I discuss here the 1910 contest that defined the selected scale model. The focus of the analysis presented is the set of projects presented by Paulistas, Brazilians and Italian sculptors and the conflictual negotiations established between the executive commission of the contest and these artists, which may be seen through the dossier published by the executive commission during the first decade of the 20th century. The set of documents allows to recognise not only the "savoir faire" of the artists who worked in the production of public monuments, but also their interpretation of historical events, and how they convert such events to images. The hierarchy of these actors, either members of the commission, historians or artists is not an obstacle to a myriad of interferences to the winner project, which are determinant to the final conception of the monument. Thus, an instigating debate may be found within the analysed documents, involving the narrative of historical events through the use of images, the representation of historical figures, scenarios and allegoric representations, and therefore a debate that deserves to be problematized. I make the analysis of the proposals through the use of a social-historical perspective of art, aiming the dialogs, the exchange, and negotiations related to the subject, seeking to understand of the work and its production as a consequence of a process and a set of social practices.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Uhle, Ana Rita
Data
1 de dezembro de 2015
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/109636 | 10.1590/1982-02672015v23n0205
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
Fonte
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 23 n. 2 (2015); 139-163 | 1982-0267 | 0101-4714
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion