-
ORAL RETELLING AND READING COMPREHENSION||O RECONTO ORAL E A COMPREENSÃO EM LEITURA
- Voltar
Metadados
Descrição
Assessments of reading comprehension of elementary and high school students point to unsatisfactory levels of achievement, highlighting that the teaching of reading comprehension requires thorough understanding. The purpose of this paper is to reflect about the knowledge of the main processes and factors that influence reading and its relationship with the Oral Retelling, a consolidated instrument for the assessment of reading comprehension. By using this well-organized, planned procedure the reader can attain deeper levels of comprehension, for it stimulates deeper reader-text interaction which generates a more autonomous and critical reading. The planned application of the Oral Retelling to observe the factors influencing reading comprehension helps teachers to be able to observe their students’ reading skills and, consequently, direct their instruction to the students’ real needs to improve their comprehension. ||Os dados de avaliações que mensuram a compreensão leitora de escolares do Ensino Fundamental e Médio apontam para níveis insatisfatórios evidenciando o fato de que o ensino da leitura e sua compreensão necessitam de um olhar ainda mais atento. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, buscou-se uma reflexão sobre o conhecimento dos principais processos e fatores que influenciam a leitura e sua relação com o Reconto Oral, um instrumento já consolidado para avaliação da compreensão em leitura. Com este procedimento bem-organizado e planejado, o leitor pode alcançar níveis de compreensão mais aprofundados, pois esse instrumento possibilita uma maior interação com o texto conduzindo o leitor ao nível da leitura autônoma e crítica. A aplicação do Reconto Oral de forma planejada a se observar os fatores influentes na compreensão leitora contribui para que os professores consigam observar as habilidades e dificuldades em leitura e, por consequência, direcionar seus planejamentos contribuindo com os escolares a fim de evoluir na compreensão de um texto.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cordeiro da Silva, Giseli | Baretta, Luciane
Data
28 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/57030 | 10.9771/ell.v0i78.57030
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários
Fonte
Estudos Linguísticos e Literários; n. 78 (2024): seção livre + dossiê "linguagem e racismo"; 1-28 | 2176-4794
Assuntos
Fatores de Leitura | Compreensão Leitora | Avaliação da Compreensão
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion