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Organizational change in education systems: an understanding by using of social network analysis||Cambio organizacional en sistemas educativos: una comprensión usando análisis de redes sociales||Mudança organizacional em sistemas educacionais: uma compreensão à luz da análise de redes sociais
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Metadados
Descrição
This study falls within the field of knowledge of public policies, considering the implementation of policies of decentralized nature, aimed at improving the quality of education as a process of organizational change in educational systems. This paper aims to analyze the interferences of the social networks of communication among the leaders of the Regional Directorate of Education located in Caetité and Brumado, Bahia, and directors of public state schools located in those cities in processes of organizational change observed in those schools. The methodology used in this investigation included the application of an instrument for primary data collection, involving social networks composed by 41 actors, as well as the processing and analysis of data through the software UCINET and NetDraw. The analyses of the structures of communication social networks investigated indicates that there is a tendency to facilitate the process of organizational change inherent to the implementation of policies aimed at strengthening school autonomy in the public state schools of Caetité, for the existence of denser, more centralized, connected and characterized by more intense relations. The data shows a tendency to development of communication relations in Caetitéthat allow the sharing of experiences and discussion of possible strategies for coping with various problems affecting the school management, teaching and learning.||Este estudio se comprende dentro del campo del conocimiento de las políticas públicas, considera la implementación de políticas de tipo descentralizado y está dirigido a mejorar la calidad de la educación como proceso de cambio organizacional en los sistemas educativos. El trabajo pretende analizar las interferencias de las redes sociales de comunicación entre los dirigentes del Directorado Regional de Educación localizado en Caetité y Brumado, Bahia, y los directores de las escuelas estatales situadas en estas ciudades y que se encuentran en procesos de cambio organizacional. La metodología usada en esta investigación incluye la aplicación de un instrumento para la recolección de datos primariosde redes sociales compuestas por 41 actores, además del procesamiento y análisis de los datos a través del software UCINET and NetDraw. Los análisis de las estructuras de redes sociales de comunicación investigados indican que existe una tendencia a facilitar el proceso de cambio organizacional inherente a la implementación de políticas dirigidas a fortalecer la autonomía de los centros en las escuelas públicas estatales de Caetité, debido a la existencia de una red social más densa, centralizada, conectada y caracterizada por unas relaciones más intensas. Los datos muestran una tendencia a un desarrollo de las relaciones de comunicación de Caetité que permiten proponer experiencias y discusiones de posibles estrategias que hagan frente a los diversos problemas que afectan a la gestión de las escuelas, la docencia y el aprendizaje.||O presente estudo insere-se no campo de conhecimento das políticas públicas, considerando a implementação de políticas de cunho descentralizador orientadas para a melhoria da qualidade da educação, como um processo de mudança organizacional em sistemas educacionais. O objetivo geral é analisar as interferências das redes sociais de comunicação entre líderes das Diretorias Regionais de Educação, com sedes em Caetité e Brumado, Bahia, e dirigentes das escolas públicas estaduais, localizadas nessas cidades, nos processos de mudança organizacional observados nessas escolas. A metodologia utilizada para o alcance desse objetivo incluiu a aplicação de um instrumento para coleta de dados primários, envolvendo redes sociais compostas por 41 atores, além do tratamento e análise dos dados por meio dos softwares UCINET e NetDraw. A análise das estruturas das redes de comunicação investigadas sinaliza que existe uma tendência de facilitação do processo de mudança organizacional nas escolas públicas estaduais de Caetité, pela existência de redes sociais mais densas, centralizadas, conectadas e caracterizadas por relações mais intensas. Os dados revelam uma tendência de desenvolvimento de relações sociais para comunicação, em Caetité, que permitem o compartilhamento de experiências, além da discussão de possíveis estratégias para enfrentamento de diversos problemas que afetam a gestão escolar, o ensino e a aprendizagem.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Teixeira, Janssen Edelweiss Nunes Fernandes | Verhine, Robert Evan
Data
19 de março de 2014
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12985 | 10.15448/1981-2582.2014.1.12985
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Educação; Vol. 37 No. 1 (2014): Dossier: Teaching, cultural and human formation processes; 81-91 | Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2014): Dosier: Enseñanza, procesos culturales y formación humana; 81-91 | Educação; v. 37 n. 1 (2014): Dossiê - Docência, processos culturais e formação humana; 81-91 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2014.1
Assuntos
Public policy. Organizational change. School autonomy. Social network analysis. | Políticas públicas. Mudança organizacional. Autonomia escolar. Análise de redes sociais. | Políticas Públicas. Cambio organizacional. Autonomía escolar. Análisis de redes sociales.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion