Descrição
Este trabalho configurado por meio de pesquisa teórica de cunho bibliográfico tem por objetivo reconhecer e valorizar a identidade cultural africana e afro-brasileira, explicando a depreciação sociocultural do continente africano; investigando a contribuição dos africanos e afrodescendentes para a estruturação étnica cultural e social da Amazônia e o surgimento da capoeira no estado do Pará, traçando paralelo com a marginalização e subsequente legalização da mesma e propondo possibilidades metodológicas para o ensino da capoeira na Educação Básica. Concluiu-se que os dogmas cristãos tiveram uma importante participação para a depreciação do continente africano e que a contribuição dos africanos e dos afrodescendentes para a formação histórica social e cultural da Amazônia tem sido menosprezada e desvalorizada, apesar de tais sujeitos terem sido importantíssimos para este processo. Nesta perspectiva, a capoeira surge como um símbolo de luta e expressão cultural de rica ancestralidade, podendo chegar até as escolas como elemento de valorização e reconhecimento da identidade cultural africana e afro-brasileira.