-
Os celulares,os professores e os alunos:desafios para a elaboração de um novo contrato pedagógico ||Celulares, docentes y estudiantes: desafíos para la elaboración de otro contrato pedagógico||Cell phones, teachers and students: challenges for the elaboration of another pedagogical contract
- Voltar
Metadados
Descrição
In the so-called digital culture society, cell phones are so widespread that, on many occasions, they are identified by people as if they were part of their own body. Evidently, the school environment is identified as a space where such devices become omnipresent, to the point of prompting reflection on how they could be used pedagogically. In view of this, the objective of the authors of this article is to critically reflect on the role of the high school teacher in the face of the increasingly frequent use of cell phones inside and outside the classroom for supposedly pedagogical purposes. Relying on thinkers from the Critical Theory of Society, the methodology used was the analysis of 17 academic articles published in recent years, which examined the contribution of cell phones in high school classes. From this, it was possible to conclude that, if the cell phone can be used pedagogically, as well as engender practices of concentration dispersion and cyberbullying, it is essential to encourage the presence of pedagogical contracts between educational agents so that they can mutually agree on when and how to use such a device during activities carried out in classrooms.||En la sociedad llamada cultura digital, los teléfonos móviles están tan extendidos que, en muchas ocasiones, son identificados por las personas como si fueran parte de su propio cuerpo. Evidentemente, el ámbito escolar se identifica como un espacio donde tales dispositivos se tornan omnipresentes, al punto de suscitar una reflexión sobre cómo podrían ser utilizados pedagógicamente. Ante esto, el objetivo de los autores de este artículo es reflexionar críticamente sobre el papel del docente de secundaria ante el uso cada vez más frecuente del teléfono celular dentro y fuera del aula con fines supuestamente pedagógicos. Apoyándose en pensadores de la Teoría Crítica de la Sociedad, la metodología utilizada fue el análisis de 17 artículos académicos publicados en los últimos años, que examinaron el aporte de los teléfonos celulares en las clases de secundaria. De esto se pudo concluir que, si el teléfono celular puede ser utilizado pedagógicamente, además de generar prácticas de concentración dispersión y ciberbullying, es fundamental incentivar la presencia de contratos pedagógicos entre agentes educativos para que puedan acordar mutuamente cuándo y cómo utilizar dicho dispositivo durante las actividades realizadas en las aulas.||Na sociedade da chamada cultura digital, os aparelhos celulares se disseminam de uma tal forma que, em muitas ocasiões, são identificados pelas pessoas como se fossem parte de seu próprio corpo. Evidentemente, o ambiente escolar é identificado como um espaço onde tais aparelhos tornam-se onipresentes, a ponto de suscitar a reflexão sobre como eles poderiam ser pedagogicamente utilizados. Diante disso, o objetivo dos autores deste artigo é o de refletir criticamente sobre o papel do professor (a) de nível médio de ensino diante da utilização, cada vez mais frequente, do uso de aparelhos celulares dentro e fora das salas de aula para fins supostamente pedagógico. Apoiando-se nos pensadores da Teoria Crítica da Sociedade, utilizou-se como metodologia a análise de 17 artigos acadêmicos publicados nos últimos, os quais examinaram a contribuição dos celulares em turmas do ensino médio. A partir disso, foi possível concluir que, se o celular pode tanto ser pedagogicamente utilizado, quanto engendrar práticas de dispersão de concentração e cyberbullying, torna-se fundamental fomentar a presença de contratos pedagógicos entre os agentes educacionais para que possam mutuamente consensuar sobre quando e como usar tal aparelho no transcorrer das atividades realizadas nas salas de aula.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Zuin, Antônio Álvaro Soares | Ferreira, Damiana Andreia
Data
23 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12214 | 10.22481/praxisedu.v20i51.12214
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Práxis Educacional | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Práxis Educacional; v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo; e12214 | Práxis Educacional; Vol. 20 Núm. 51 (2024): Edición 2024 de publicación en flujo continuo; e12214 | Práxis Educacional; Vol. 20 No. 51 (2024): Streaming Publishing 2024 Edition; e12214 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
smartphone | professor | ensino médio | Teoria Crítica da Sociedade | smartphone | profesor | escuela secundaria | Teoría Crítica de la Sociedad | smartphone | teacher | high school | Critical Theory of Society
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | texto