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Os saberes docentes na formação do professor: perspectivas teóricas para a educação musical
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Metadados
Descrição
O presente artigo apresenta um tema discutido na formação de professores: os saberesque definem a profissão de professor. Tal temática tem sido abordada, especialmente, porpesquisadores da área da educação e, recentemente, por profissionais da educação musical, osquais têm buscado nos estudos sobre saberes docentes os referenciais teóricos para muitaspesquisas. Neste artigo, buscamos situar as discussões teóricas sobre os saberes docentes naformação de professores, abordando as características e tipologias desenvolvidas por Shulman(1987), Tardif (2002), Gauthier et al. (1998) e Pimenta (1999). Em seguida, apresentamos pesquisasem educação musical que, de forma direta ou indireta, se relacionam com a perspectiva teórica dossaberes docentes do professor de música. As investigações emergentes na área pedagógicomusicaldemonstram a abrangência e relevância do tema para o debate sobre a profissionalizaçãodo professor de música.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Hentschke, Liane; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho C. de; Universidade de Brasília (UnB) | Araújo, Rosane Cardoso de; Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Data
22 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 14, n. 15 (2006)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion