Descrição
Os estudos sobre retórica em música e o uso de figuras retóricas na expressão de afetos tiveram seu auge na Alemanha luterana, quando a música tinha função hermenêutica, atuando como “sermão sonoro”, intrinsicamente ligada ao texto e subordinada ao logos. Com o desenvolvimento da música instrumental e o desprendimento das figuras retóricas de sua fonte linguística, especialmente na França o uso das figuras retóricas diminui, mas elas continuam a existir, na maioria dos casos como figuras representativas, ilustrando passagens de forte apelo emocional, ou como retratação vívida de imagens. Neste artigo, procuro identificar as figuras usadas por Jean-Philippe Rameau (1683-1764) na peça Les soupirs, partindo da interpretação do suspiratio. Com base nas definições compiladas por Dietrich Bartelna obra Musica Poetica (1997), foi possível identificar três figuras que, embora muito diferentes entre si, apresentam características que as ratificam como sendo o suspiratio.Sem a subordinação a um texto que identifique claramente o sentido expresso nas figuras musicais, a pesquisa oferece ao intérprete elementos que possam ser úteis à sua procura por uma boa interpretação.