-
Other Cassandras and the dangerous classes||Outras Cassandras e as classes perigosas
- Voltar
Metadados
Descrição
This text corresponds to the speech on the theme table “Feminist Voices”, held at the X Congress of ABRACE, Natal, 2018. Starting from Cassandra's myth, whose prophesies no one listened, mentioned in many classic tragedies, the text unfolds associations with the imaginary of the feminine in the contemporary, seeking to highlight the connection between this and violence against women. In a broader sense and with reference to the field of the performing arts, the link between patriarchy, capitalism and fascism is pointed out, emphasizing the revolutionary importance of feminisms. The text is woven with images of urban interventions under my guidance "Women for Sale" (Collective Carochinha, 2018), from the performative program "The Advantages of Being a Woman", by PhD student Elisa Abraão, (PPG Artes da Cena, UNICAMP, 2018) and the perfo-conference "Mujeres Violentas", directed by Claudia Echenique, with the Boa Companhia (2011/2018).||Este texto corresponde a fala na mesa temática “Vozes Feministas”, realizada no X Congresso da ABRACE, Natal, 2018. A partir do mito de Cassandra, profetiza a quem ninguém dava ouvidos, mencionada em inúmeras tragédias clássicas, desdobram-se associações com o imaginário do feminino no contemporâneo, buscando evidenciar a ligação entre este e a violência contra a mulher. Num sentido mais amplo e tendo como referência o campo das Artes, aponta-se a ligação entre patriarcado, capitalismo e fascismo e a importância revolucionária dos feminismos. Compõem o texto imagens das intervenções Liquidação de Mulheres, sob orientação da autora (Coletivo Carochinha, 2018), do programa performativo da doutoranda Elisa Abrão Quais as Vantagens de ser mulher, investigação prática da disciplina PPGAC/UNICAMP, Escritas da Cena: Arte e Ativismo (2018), e da perfo-conferência Mujeres Violentas, direção de Cláudia Echenique, com a Boa Companhia (2011/2018).
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Almeida, Verônica Fabrini Machado de
Data
26 de outubro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17418 | 10.36025/arj.v6i1.17418
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Verônica Fabrini Machado de Almeida (Autor)
Fonte
Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes; Vol. 6 No. 1 (2019): Multidisciplinary Perspectives in the Field of Art | Dossier: ABRACE 20 Years: Celebrating Diversity | Dossier: XXVIII National Congress of the Art/Educators Federation of Brazil | ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes; v. 6 n. 1 (2019): Perspectivas multidisciplinares no campo da arte | Dossiê: ABRACE 20 Anos: Celebrando a Diversidade | Dossiê: XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil | 2357-9978 | 10.36025/arj.v6i1
Assuntos
Teather | Feminism | Performance | Fascism | Imaginary | Activism | Teatro | Feminismo | Fascismo | Imaginário | Ativismo | Performance
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion