-
País(es) que habito: conflitos e resiliências do nacional||Country(ies) I live in: conflicts and resiliencies of the national
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo apresenta uma discussão sobre o show de talentos musicais Sonando en Cuba (2015-2016) e sua tentativa de emergir como um discurso de resistência e reafirmação da nacionalidade em um contexto de globalização cultural. Reconhecido como uma das maiores produções midiáticas domésticas dos últimos anos, o programa foi lançado na conjuntura de importantes mudanças políticas e socioeconômicas que impulsionaram o reposicionamento da ilha no mapa político-cultural internacional e gerou na mídia estrangeira novas narrativas sobre a política, identidade e história da nação. Mas esse (re)aparecer no mapa simbólico ocidental também obrigou a repensar as estratégias nacionais de autorrepresentação e visibilidade para o exterior, ambos aspectos visíveis nas contraditórias narrativas geradas por Sonando en Cuba. Assim, este trabalho é um convite ao debate sobre territorialidades e representatividade, no contexto de dialogismos, coexistências e lutas das identidades nacionais na ontologia hegemônica ocidental.||This article discusses the music talent show Sonando en Cuba (2015-2016) and its attempt to emerge as a discourse of nationality reaffirmation and resistance to the cultural globalization. Regarded as one of the largest domestic media productions in recent years, the show premiered amid important political and socioeconomic changes, which propelled the repositioning of the island in the international political-cultural map and generated new narratives about politics, identity, and Cuban history. Nonetheless, to (re)appear on the western symbolic map also meant rethinking the national strategies for self-representation and visibility abroad, aspects visible in the contradictory narratives generated by Sonando en Cuba. Thus, this study is an invitation to debate about territorialities and representativeness, in contexts of dialogisms, coexistences, and struggles of the national identities in the Western hegemonic ontology.
ISSN
2238-7714
Periódico
Autor
Berjaga Méndez, Rosana
Data
10 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/145974 | 10.11606/issn.2238-7714.no.2018.145974
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Rosana Berjaga Méndez
Fonte
Novos Olhares; Vol. 7 Núm. 2 (2018); 101-111 | Novos Olhares; v. 7 n. 2 (2018); 101-111 | Novos Olhares; Vol. 7 No. 2 (2018); 101-111 | 2238-7714 | 1516-5981
Assuntos
Cuban television | TV formats | Nacionalism | Televisão cubana | Formatos televisivos | Nacionalismo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion