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Paraná-based projects for the Euro Kursaal and the internationalization of Brazilian architecture in the 1970s||Os projetos paranaenses para o Euro Kursaal e a internacionalização da arquitetura brasileira na década de 1970
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Metadados
Descrição
The reception and appropriation of international ideas by Brazilian architects from 1960s on have barely been analyzed, differently from the national production from the first half of that century. The participation of Curitiba-based architects — Lubomir Ficinski, Roberto Gandolfi, Luiz Forte Netto, José Maria Gandolfi and Jaime Lerner — in the 1965 design competition for the Euro Kursaal Tourist Complex in San Sebastián, Spain, is an exemplary case and deserves reflection for its relevance and originality. Those professionals, having been awarded second prize, were invited to travel to Spain in order to prepare a new proposal in 1972, when the initial team split and two projects were submitted. The two final submissions ended up quite distinct from the first one. Considering the changes in the design strategy and based upon historical-interpretative method, this paper investigates the practical response of Curitiba-based architects to the international architectural theoretical propositions which they established contact with. By exploring the concept of 'architectural contact zones', the paper suggests, as a result, that the episodes experienced by those architects led to alternatives to the modernist ideal, moving towards the threshold of the postmodernist thought.||A recepção e apropriação de ideias internacionais por parte dos arquitetos brasileiros a partir de 1960 têm sido pouco analisadas, diferentemente da produção nacional na primeira metade do século XX. A participação dos arquitetos atuantes em Curitiba — Lubomir Ficinski, Roberto Gandolfi, Luiz Forte Netto, José Maria Gandolfi e Jaime Lerner — no concurso de 1965 para o Complexo Turístico Euro Kursaal em San Sebastián, Espanha, é um caso exemplar e merece reflexão por sua relevância e originalidade. Conquistando o segundo lugar, a premiação resultou em um convite para viajar à Espanha em 1972 e preparar uma nova proposta, quando então houve o desmembramento da equipe inicial e a consequente apresentação de dois projetos. As duas propostas finais acabaram bastante distintas da primeira. Considerando a mudança verificada na estratégia projetual das propostas apresentadas e apoiado no método histórico-interpretativo, este trabalho investiga a resposta prática dos arquitetos paranaenses às proposições teóricas arquitetônicas internacionais em circulação. A partir do conceito de ‘zonas de contato arquitetônicas’, o artigo sugere que os episódios vivenciados por estes arquitetos contribuíram para as soluções projetuais híbridas que levaram a alternativas ao ideário modernista, rumando para uma limiaridade com relação ao pensamento pós-modernista.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Januário, Isabella Caroline | Leão Rego, Renato | Salvador Petrucci Gnoato, Luis | Zanuzo Breda, Vinicius
Data
5 de agosto de 2022
Formato
Identificador
https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/581 | 10.37916/arq.urb.vi34.581
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Isabella Caroline Januário, Renato Leão Rego, Luis Salvador Petrucci Gnoato, Vinicius Zanuzo Breda | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
arq.urb; No. 34 (2022): maio - ago; 33-44 | arq.urb; Núm. 34 (2022): maio - ago; 33-44 | arq.urb; n. 34 (2022): maio - ago; 33-44 | 1984-5766
Assuntos
Curitiba | Arquitetura moderna | Difusão da arquitetura | Curitiba | Modern architecture | Architectural diffusion
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion