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PARENTESCO, ORALIDADE E APRENDIZAGEM ENTRE VENDEDORES DE FOLHAS NA FEIRA DE SÃO JOAQUIM (SALVADOR)
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Metadados
Descrição
A Feira de São Joaquim (Salvador/BA) centraliza o mercado e a distribuição de plantas, aqui chamadas folhas, a que são atribuídas eficácias mágico-religiosa e terapêutica, desempenhando papel central em rituais e práticas da religiosidade afro-brasileira, notadamente no candomblé. Produzidas e comercializadas por extrativistas (majoritariamente mulheres), horticultores e raizeiros, tais folhas são negociadas em grandes quantidades e variedades diretamente por quem as produz, num local da feira chamado Pedra, em transações mercantis que ocorrem durante poucas horas na madrugada, fazendo circular grandes quantidades de folha no mercado regional. As folhas resultantes de coleta (extrativismo) são produzidas hegemonicamente por mulheres, que as colhem em áreas naturais e manchas florestais remanescentes no entorno de Salvador e interior do Estado, as organizam emgrandes fardos, as levam ao mercado, onde as vendem diretamente aos consumidores. Nessasatividades, é comum a participação de familiares, sobretudo crianças e adolescentes, que asacompanham em todas as etapas produtivas, o que envolve processos de aprendizagem que se baseiamem transmissão intergeracional e oral do conhecimento étnico-referenciado sobre as plantas e seususos e abrangem aspectos da sociabilidade na feira. Este artigo decorre de pesquisa de campo eobserva, dentre outros elementos, a proeminência das relações de parentesco entre os agentes sociaisda produção e circulação e aspectos que permitem aproximações com o contexto dos mercadosafricanos tradicionais.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Oliveira, Orlando José Ribeiro | de Oliveira, Marília Flores Seixas
Data
17 de janeiro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4671 | 10.22481/praxis.v15i31.4671
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 15 n. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 229-250 | Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 229-250 | Práxis Educacional; Vol. 15 No. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 229-250 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Aprendizagem. Tradição oral. Plantas rituais.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares