-
Particularidades do imperfetto no livro didático de italiano L2 Nuovo Espresso 2||Particolarità dell’imperfetto nel manuale di italiano L2 Nuovo Espresso 2||Particularities of imperfect tense in the italian L2 textbook Nuovo Espresso 2
- Voltar
Metadados
Descrição
Tendo em vista a premissa dos propósitos comunicativos desde as correntes funcionalistas (PEZZATI, 2011), bem como sua apresentação e possível aplicação nos mais recentes materiais didáticos inseridos no contexto comunicativo do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2006), pretendemos, neste artigo, discutir a apresentação e a abordagem dos valores tempo-aspectuais do imperfetto no material didático Nuovo Espresso 2 (BALÌ; RIZZO, 2014). De modo ainda mais específico, sublinhamos o imperfetto apresentado no manual em questão pela perspectiva do modo realis e as estratégias didáticas utilizadas pelas autoras durante as fases de globalidade, análise, reflexão e síntese. Os resultados apontam que as autoras primam as funções iterativa e descritiva do passado imperfectivo do italiano, apresentando textos motivadores e prototípicos da ocorrência dessas funções, a fim de que o aprendiz alcance as seguintes competências comunicativas: narrar fatos da infância, contar sobre viagens e hábitos do passado ou descrever situações passadas; e encerra com exercícios de verificação da aprendizagem que contemplam a capacidade do aprendiz de relacionar, completar tabelas e textos com formas verbais ou com outros elementos do texto, completar e/ou ligar frases, escolher a expressão adequada e identificar funções. Embora haja um equilíbrio na apresentação dessas duas funções, os dados colhidos atestam que as autoras não apresentam no material didático a função narrativa do imperfetto, desconsiderando-a totalmente.||Muovendo dall’approccio funzionalista (PEZZATI, 2011) e giungendo ai più recenti materiali didattici inseriti nel contesto comunicativo del post-metodo (KUMARAVADIVELU, 2006), il presente articolo si prefigge di discutere sia l’approccio sia il modo in cui vengono proposti i valori tempoaspettuali dell’imperfetto nel materiale didattico Nuovo Espresso 2 (BALÌ; RIZZO, 2014). In maniera ancora più specifica, viene analizzato l’imperfetto presentato nel manuale in oggetto secondo la prospettiva del modo realis e le strategie didattiche utilizzate dalle autrici durante le fasi di globalità, analisi, riflessione e sintesi. I risultati indicano che le autrici privilegiano la funzione iterativa e descrittiva del passato imperfettivo dell’italiano, presentando testi motivatori e prototipici quanto al ricorrere di queste funzioni, affinché il discente raggiunga le seguenti competenze comunicative: narrare fatti dell’infanzia, raccontare viaggi e abitudini del passato o descrivere situazioni passate, il tutto concludendosi con esercizi di verifica dell’apprendimento che contemplano la capacità del discente di completare tabelle e testi con forme verbali o con altri elementi testuali, completando e/o collegando frasi, scegliendo l’espressione adeguata e identificando funzioni. Nonostante esista un equilibrio nella presentazione di queste due funzioni, i dati raccolti attestano che le autrici non presentano nel materiale didattico la funzione narrativa dell’imperfetto, ignorandola completamente.||In this paper, we discuss the presentation and approach of verb tenses and aspectual values of the imperfect tense in Nuovo Espresso 2 (BALÌ; RIZZO, 2014) textbook, according to the most recent ideas about second language teaching in the communicative context of the post method (KUMARAVADIVELU, 2006) and the premise of the communicative purposes from the functionalist currents (PEZZATI, 2011) as well. In an even more specifi c way, we address the imperfetto presented in this textbook from the perspective of the real mode and the didactic strategies used by the authors during the phases of globality, analysis, reflection and synthesis. The results point out that the authors emphasize the iterative and descriptive functions of the imperfect tense of Italian, presenting motivational and prototypical texts of the occurrence of these functions, so that the learner can achieve the following communicative competences: narrating facts from childhood, telling about trips and habits of the past or describe past situations, ending up with learning verification exercises that include the apprentice’s ability to relate, complete table, texts, with verbal forms, or otherelements of the text, complete and/or link phrases, choose appropriate expressions, and identify functions. Although there is a balance in the presentation of these two functions, the data collected attest that the authors do not present in that textbook the narrative function of the imperfect, totally disregarding it.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Carneiro, Leandro Vidal | Muller, Fernanda Suelly
Data
21 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/141892 | 10.11606/issn.2238-8281.v0i35p54-83
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Revista de Italianística | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista de Italianística; n. 35 (2017); 54-83 | 2238-8281 | 1413-2079
Assuntos
Insegnare italiano L2 | Tempi verbali | Grammatica italiana | Analisi del materiale didattico in italiano | Ensino de italiano L2 | Tempos verbais | Gramática | Análise de material didático em língua italiana | Teaching Italian L2 | Verb tenses | Grammar | Analysis of italian textbooks
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion