-
Pathways of Poverty and Inequality: Art as an Instrument of Resistance||Caminos de pobreza y desigualdad: el arte como instrumento de resistencia||Trajetórias da pobreza e da desigualdade: a arte como instrumento de resistência
- Voltar
Metadados
Descrição
This work reports on an art teaching experience carried out in a state public school in Ceará, which mobilized students and the school community, especially some teachers, around processes that transcend art and its teaching, bringing about poverty and social inequality as front lines and art as an instrument of social transformation. As an object, an artistic intervention project, carried out by the author from 2015 to 2019, with the city as the stage for public and collaborative art, justified both by indifference to poverty, and by the growing need to find ways out of the Brazilian social collapse. Here is an important instrument for the personal and social training of adolescents, supported by the subjectivity of art teaching.||Este trabajo relata una experiencia de enseñanza del arte realizada en una escuela pública estatal de Ceará, que movilizó a los estudiantes y a la comunidad escolar, especialmente a algunos docentes, en torno a procesos que trascienden el arte y su enseñanza, poniendo la pobreza y la desigualdad social como primera línea y el arte como instrumento de transformación social. Como objeto, un proyecto de intervención artística, realizado por el autor entre 2015 y 2019, con la ciudad como escenario del arte público y colaborativo, justificado tanto por la indiferencia ante la pobreza, como por la creciente necesidad de encontrar caminos para salir del colapso social brasileño. Se constituye aquí un importante instrumento para la formación personal y social de los adolescentes, apoyado en la subjetividad de la enseñanza del arte.||Este trabalho é uma importante reflexão acerca de processos que transcendem a arte e da educação, trazendo a pobreza e a desigualdade social como linhas de frente e a arte como instrumento de transformação social. Como objeto, um projeto de intervenção artística realizado pelo autor de 2015 a 2017 em uma Escola da Rede Pública Estadual do Ceará, desenvolvido anualmente com alunos do Ensino Médio, tendo a cidade como palco de uma arte pública e colaborativa. Sua justificativa se dá tanto pela surdez social diante da pobreza, quanto pela necessidade crescente de darmos vazão a saídas para o colapso social brasileiro. Eis aqui um instrumento de formação pessoal, social e critica de adolescentes, apoiado pela subjetividade do ensino da arte.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Araújo, Hemetério | Silva, Solonildo Almeida da
Data
13 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48205 | 10.35699/2238-2046.2024.48205
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Hemetério Araújo, Sr. Solonildo | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 14 No. 30 (2024): Jan-Abril; 338-378 | PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 14 Núm. 30 (2024): Jan-Abril; 338-378 | PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 14 n. 30 (2024): Jan-Abril; 338-378 | 2238-2046 | 1982-9507
Assuntos
Arte | ensino | pobreza | Desigualdade Social | arte e resistência | Arte | enseñando | pobreza | desigualdad social | arte y resistencia | Art | teaching | poverty | social inequality | art and resistance
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion