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Paulo Freire and neoconservatism||Paulo Freire y el neoconservadurismo||Paulo Freire e o neoconservadorismo
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Metadados
Descrição
This article reveals the transformation of the metaphor "banking education" – used by Paulo Freire to express the monological and authoritarian educational practices, opposed to the liberating dialogic defended by him – into a true educational policy formulated, implanted and implemented by the contemporary educational conception called "Managerial". " It further demonstrates that the struggle against authoritarian forms of banking education (without quotes) can no longer be confined to classrooms, but must be fought in the larger universe of educational systems, invaded by this true tsunami of the practices of the new process of capitalist accumulation and of their ideologues, who express them through true pedagogical and concretely banking thinking, because they are mercantilist and speculative.||Este artículo revela la transformación de la metáfora "educación bancaria", utilizada por Paulo Freire para expresar las prácticas educativas monológicas y autoritarias, opuestas al diálogo liberador defendido por él, en una verdadera política educativa formulada, implantada e implementada por la concepción educativa contemporánea llamada "Gerencial". Además, demuestra que la lucha contra las formas autoritarias de educación bancaria ya no puede limitarse a las aulas, sino que debe combatirse en el universo más amplio de los sistemas educativos, invadidos por este verdadero tsunami de las prácticas del nuevo proceso de acumulación capitalista y de sus ideólogos, que las expresan a través de un verdadero pensamiento pedagógico y concretamente bancario, porque son mercantilistas y especulativos. ||O presente artigo desvenda a transformação da metáfora “educação bancária” – usada por Paulo Freire para exprimir as práticas educacionais monológicas e autoritárias, opostas às dialógicas libertadoras por ele defendidas – em verdadeira política educacional formulada, implantada e implementada pela concepção educacional contemporaneamente denominada “Gerencial”. Demonstra, outrossim, que a luta contra as formas autoritárias de educação bancária não pode mais se limitar às salas de aula, mas devem ser travadas no universo mais amplo dos sistemas educacionais, invadidos por esse verdadeiro tsunami das práticas do novo processo de acumulação capitalista e de seus ideólogos, que as exprimem por meio de pensamento pedagógico verdadeira e concretamente bancário, porque mercantilista e especulativo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Romão, José Eustáquio
Data
2 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17099 | 10.5585/eccos.n52.17099
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 52: Dossiê Paulo Freire e a Onda Neoconservadora; e17099 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Alienation | Education | Liberation | Neoconservadorism | System. | Alienación | Educación | Liberación | Sistema | Neoconservadorismo. | Alienação | Educação | Libertação | Neoconservadorismo Sistema.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion