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Paulo Freire and Spain: influence, meetings, tributes and myth||Paulo Freire y España influencia, encuentros, homenajes y mitos||Paulo Freire e Espanha influência, reuniões, tributos e mitos
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Metadados
Descrição
This text is divided into three parts. The first deals with the influence of Paulo Freire's ideas at the end of Francoist Spain, therefore, in a clandestine way, in publications that could not come to light, without suffering symbolic and physical reprisals. The second deals with the presence of Freire, personally and through works, marking Spanish education and pedagogical thought in a broad and profound way, now, no longer clandestinely, since the country had left the long-running Franco dictatorship and consolidated its democracy. In the third and last part, the text deals with the dangers and pitfalls that Freire himself feared so much that it would happen with his legacy: the orthodoxy of those who appropriate his thought, closing it to dialogue and to the contribution of those who do not belong to the “sect” then formed. To fall into this trap is to deny Freire, who, in addition to differentiating radicalism (going to the roots of problems) from sectarianism (freezing and appropriating referential ideas), strongly appealed not to repeat him, but to reinvent him in each specific context.||Este texto está dividido en tres partes. El primero trata de la influencia de las ideas de Paulo Freire al final de la España franquista, por lo tanto, de manera clandestina, en publicaciones que no podrían salir a la luz, sin sufrir represalias simbólicas y físicas. El segundo trata de la presencia de Freire, personalmente y a través de obras, marcando la educación española y el pensamiento pedagógico de una manera amplia y profunda, ahora, ya no clandestinamente, una vez que el país había abandonado la dictadura franquista y consolidado su democracia. En la tercera y última parte, el texto aborda los peligros y dificultades que el propio Freire temía tanto que sucedería con su legado: la ortodoxia de quienes se apropian de su pensamiento, cerrándolo al diálogo y la contribución de quienes no pertenecen a la "secta” que y luego se formó. Caer en esta trampa es negar a Freire, quien, además de diferenciar el radicalismo (ir a las raíces de los problemas) del sectarismo (congelar y apropiarse de ideas referenciales), hizo un fuerte llamamiento para que no se repita, sino para reinventarlo en cada contexto específico. ||Este texto se divide em três partes. A primeira trata da influencia das ideias de Paulo Freire no final da Espanha Franquista, portanto, de modo clandestino, em publicações que não podiam vir à luz do dia, sem sofrer represálias simbólicas e físicas. A segunda, trata da presença de Freire, pessoalmente e por meio das obras, marcando de maneira ampla e profunda a educação e o pensamento pedagógico espanhol, agora, não mais clandestinamente, pois o país saíra da longeva ditadura franquista e consolidava sua democracia. Na terceira e última parte, o texto trata dos perigos e das armadilhas que o próprio Freire temia tanto que ocorresse com seu legado: a ortodoxia dos que se apropriam de seu pensamento, fechando-o ao diálogo e à contribuição dos que não pertencem à “seita” então formada. Cair nesta armadilha é negar Freire que, além de diferenciar radicalismo (ir às raízes dos problemas) de sectarismo (congelar e se apropriar de ideias referenciais), apelou de modo contundente para que não o repetissem, mas que o reinventassem em cada contexto específico.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
González, Ana Ayuste | Bernet, Jaume Trilla
Data
2 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17095 | 10.5585/eccos.n52.17095
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 52: Dossiê Paulo Freire e a Onda Neoconservadora; e17095 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Education | Spain | Franquism | Paulo Freire | Sectarianism. | Educação | Espanha | Franquismo | Paulo Freire | Sectarismo.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion