-
Paulo Freire e o conceito de Cultura: contribuições para compreender a educação
- Voltar
Metadados
Descrição
This papper presents a fundamental concept for the discussions about education within Paulo Freire 's thinking: culture. In order to do so, we use bibliographical research and, from authors who discuss this concept, we aim to understand the relations established between him and education. Next, we discuss the set of critical-reproductive spectrum thinkers from the Sociology of Education who endeavored to understand the relationship between education and culture, presenting their contributions and limitations. Finally, we point out how the concept of culture assumes epistemological centrality in Paulo Freire's ideas and allows privileged analyzes of the dialogic nature of education, surpassing the previous perspectives, since they are organically linked to the socio-historical context.||O presente artigo apresenta um conceito fundamental para as discussões sobre educação no interior do pensamento de Paulo Freire: cultura. Para tanto, lançamos mão da pesquisa bibliográfica e, a partir de autores/as que discutem este conceito, objetivamos compreender as relações estabelecidas entre ele e a educação. Em seguida, discutimos o conjunto de pensadores do espectro crítico-reprodutivistas da Sociologia da Educação que se empenharam em compreender a relação entre educação e cultura, apresentando suas contribuições e limitações. Por fim, apontamos como o conceito de cultura assume centralidade epistemológica nas ideias de Paulo Freire e permite análises privilegiadas da natureza dialógica da educação, superando as perspectivas anteriores, por estar organicamente ligados ao contexto sócio histórico.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo
Data
30 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/2205 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2020.Vol15.N40.pp15-36
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 15 n. 40 (2020): Educação e Pesquisa: debates contemporâneos; 15-36 | 2175-2613 | 1980-9700 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2020.Vol15.N40
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion