-
Pedagogical coordination and professional development of teachers in the pandemic context: discussions and future perspectives||A coordenação pedagógica e o desenvolvimento profissional de professores no contexto pandêmico: discussões e perspectivas futuras
- Voltar
Metadados
Descrição
The study aims to analyze how the professional development of teachers took place in the pandemic context along with the role of the pedagogical coordinator, considering public early childhood education institutions in the municipality of São Luís, Maranhão as the locus of investigation. The discussions are part of an empirical research, through bibliographic and documentary research and the application of semi-structured interviews carried out with two pedagogical coordinators working in this teaching stage. To this end, we anchored ourselves in authors such as: Domingues (2009, 2013); Garrido (2015), Santana (2020), etc. From the results obtained, it was found that remote teaching during the pandemic period had major impacts on the organization of pedagogical work, mainly due to the use of digital technologies. But, despite some negative points, it also led to the expansion of knowledge around technological tools, as well as union and cooperation between teachers and pedagogical coordinators, which became an important ally in the professional development of these teachers.
||Este estudo objetiva analisar como se deu o desenvolvimento profissional de professores no contexto pandêmico junto à atuação do coordenador pedagógico, considerando como lócus de investigação as instituições públicas de educação infantil no município de São Luís, Maranhão. As discussões fazem parte de uma pesquisa empírica, mediante levantamento bibliográfico e documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas realizadas com duas coordenadoras pedagógicas atuantes nessa etapa de ensino. Para tanto, nos ancoramos em autores como: Domingues (2009, 2013); Garrido (2015), Santana (2020) etc. Dos resultados obtidos, verificou-se que o ensino remoto no período da pandemia causou grandes impactos na organização do trabalho pedagógico, principalmente em função do uso das tecnologias digitais. Mas, apesar de alguns pontos negativos, também suscitou a ampliação de conhecimentos em torno das ferramentas tecnológicas, assim como a união e a cooperação entre professores e coordenadores pedagógicos, que se tornaram importantes no desenvolvimento profissional desses docentes.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Diniz, Camila Castro | Moraes, Lélia Cristina Silveira de
Data
26 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26231 | 10.5585/48.2024.26231
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Camila Castro Diniz, Lélia Cristina Silveira de Moraes | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 48 (2024): Fluxo contínuo; e26231 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
desenvolvimento profissional; professor; coordenador pedagógico; educação infantil; pandemia | professional development; teacher; pedagogical coordinator; child education; pandemic
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion