-
Pedagogical perspectives for teaching in multiseries classes in Ilha Grande||Perspectivas pedagógicas para o ensino em classes multisseriadas na Ilha Grande
- Voltar
Metadados
Descrição
The objective of the present work is to analyze alternative pedagogical practices mobilized in the teaching in public schools with multiseries classes of remaining caiçaras’ communities of beaches of Ilha Grande. This work is based on empirical and bibliographic research, on the premise of historical-critical pedagogy that proposes a teaching method that articulates school with the student's reality. Among the results, it was observed the mobilization of creative strategies for teaching, valuing formal and informal knowledge. A reflection is proposed on the scope and limits of these proposals as an alternative to the predominant model of teaching practiced in conventional schools. As a way to enhance these actions, there is a need to create policies for continuing education for teachers and to stimulate their permanence in schools, in addition to actions that encourage the exchange of knowledge among educators serving traditional communities.||O objetivo do presente trabalho é analisar práticas pedagógicas alternativas mobilizadas no ensino em escolas públicas com classes multisseriadas de comunidades remanescentes de caiçaras de praias da Ilha Grande. Este trabalho baseia-se em pesquisa empírica e bibliográfica, partindo da premissa da pedagogia histórico-crítica que propõe um método de ensino que articule escola com a realidade do aluno. Dentre os resultados, observou-se a mobilização de estratégias criativas para o ensino, valorizando os saberes formal e informal. Propõe-se uma reflexão sobre o alcance e os limites destas propostas como alternativa ao modelo predominante de ensino praticado nas escolas convencionais. Como forma de potencializar essas ações, aponta-se a necessidade de se criar políticas de formação continuada para os professores e de estímulo à sua permanência nas escolas, além de ações que estimulem a troca de conhecimentos entre os educadores que atendem comunidades tradicionais.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Alves, Maria Aparecida
Data
3 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16724 | 10.5585/dialogia.n34.16724
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 34 (2020): jan./abr.; 82-94 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Teaching work | Pedagogical work | Multiseries classes | Trabalho docente | Trabalho pedagógico | Classes multisseriadas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion