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PELOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL… OLHARES, DESAFIOS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES
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Metadados
Descrição
O presente artigo provém de estudos empreendidos na pesquisa “(Des)Caminhos da Educação Integral: concepções, percursos e palavras docentes”, realizada com professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, nos anos 2015 e 2016, em Programa de Mestrado em Psicologia, na linha de pesquisa “Psicologia e Processos Educativos”. Seu objetivo é apresentar resultados referentes às concepções a respeito da educação integral, ou seja, os diversos entendimentos acerca desta modalidade de educação. Seu referencial teórico-metodológico é a Teoria Histórico-Cultural, representada por Vygotsky e seus interlocutores. O texto está dividido em três partes: apresentação de pontos de vista a respeito da educação integral; contribuiçõesda Teoria Histórico-Cultural ao entendimento da educação integral; análise de entrevistas com professores que têm ou tiveram experiência em escola de educação integral, referente às suasconcepções acerca desta modalidade de educação. Como resultado, entende-se que a educação integral, com suas diversas concepções, é um processo em andamento, que não permite juízos definitivos, por isso compreende-se que os entendimentos a seu respeito são distintos entre si, mas encontram pontos de semelhança quando analisados a partir do locus onde os professoresestão ou estiveram inseridos e das propostas ou programas dos quais participam ou participaram.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Vital, Soraya Cunha Couto | Urt, Sônia da Cunha
Data
6 de dezembro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS
Fonte
InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS; Vol. 25 Núm. 50 (2019): EDUCAÇÃO E(M)/DE TEMPO INTEGRAL: CONCEPÇÕES E MODOS DE ORGANIZAÇÃO | InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS; v. 25 n. 50 (2019): EDUCAÇÃO E(M)/DE TEMPO INTEGRAL: CONCEPÇÕES E MODOS DE ORGANIZAÇÃO | 2674-9947 | 1413-0963
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion