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Perceptions and forms of action of elementary school teachers in front of school bullying||As percepções e a atuação de professoras do ensino fundamental I diante do bullying escolar
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Metadados
Descrição
The present research had as objective to analyze the perceptions and forms of action of primary school teachers in front of school bullying. As methodological procedures, semi-structured interviews were carried out with the teachers of four schools, each one being located in different regions, in a small municipality in the interior of the São Paulo, Brazil. The research is qualitative, of the multiple case study type. According to the report of the teachers, the schools courtyards are the places where bullying occurs most often, followed by classrooms. Of the situations of systematic intimidation experienced, those linked to the physical and corporal structure of the victims predominated. Although most of the participants mentioned contact with bullying situations, in the pedagogical praxis or in the educational institution where they work, few developed any intervention activity, due to lack of training or support from school management. ||A presente pesquisa teve como objetivo analisar as percepções e formas de atuação de professoras do Ensino Fundamental I diante de situações de bullying escolar. Nesta investigação, de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso múltiplo, assumiu-se como procedimentos metodológicos a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas junto as professoras de quatro escolas, estando cada uma delas localizadas em diferentes regiões, num município de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo. Os resultados apontaram, conforme o relato das professoras, que os pátios das escolas são os locais onde mais ocorrem as manifestações de bullying, seguido das salas de aula. Das situações de intimidação sistemática experienciadas, predominaram as ligadas à estrutura físico-corporal das vítimas. Embora a maioria das participantes tenha mencionado o contato com situações de bullying, na práxis pedagógica e/ou na instituição escolar onde atuam, poucas desenvolveram alguma atividade interventiva, em função de não terem formação ou apoio da gestão escolar para tal.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Danyelle Shmith de | Pereira, Rosana Aparecida Tenorio | Francisco, Marcos Vinicius
Data
30 de setembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13919 | 10.5585/eccos.n54.13919
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 54: Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento; e13919 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
School bullying | Elementary school | Pedagogical praxis. | Bullying escolar | Ensino Fundamental I | Práxis pedagógica.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion