Descrição
Este artigo visa a principiar uma análise da reação das crianças ao predomínio de representações positivas brancas na mídia. Através do conceito de discriminação racial como trauma cultural e do trabalho de diversos autores sobre o colorismo no Brasil, é feita uma contextualização dos comentários simbolicamente violentos dos pequenos nas escolas. O artigo também aponta algumas estratégias de construção do discurso e políticas públicas que começam a aparecer na tentativa de resolver esse problema. O trabalho é parte de minha pesquisa de mestrado sobre a violência nas interações cotidianas das crianças, para a qual realizei trabalho de campo em duas escolas de contexto socioeconômico diferente na cidade do Rio de Janeiro.||This paper aims to start an analysis of children’s reaction to the dominance of positive White representation in the media. Through the usage of the concept of racial discrimination as a cultural trauma and the work of various authors on colorism in Brazil, there is a contextualization of children’s symbolically violent discourses in the schools. The article also points out some strategies of discourse building and policies that are beginning to be made in an attempt to address this matter. The work is part of my Master’s research about the violence in children’s daily interactions, for which I have done fieldwork in two school of different social and economical profiles in the city of Rio de Janeiro.