-
Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares
- Voltar
Metadados
Descrição
Este ensaio apresenta um estudo do Percurso Formativo (PFor) inserido nas ações do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos – LILA e do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação – LED. Objetiva-se apresentar e explicar o construto teórico dos letramentos acadêmico-científicos nas culturas disciplinares de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Economia, no intuito de compreender como o PFor é delineado no âmbito dessas e de outras áreas afins. O estudo justifica-se por ser uma temática relevante nas atuais investigações acerca de leitura, escrita e produção oral como práticas sociais situadas. Trata-se de uma investigação teórico-prática, com caráter qualitativo-interpretativista e fins explicativos. A geração de dados acontece por meio de revisão bibliográfica e de acervo documental. O método de abordagem é dialético, de cunho histórico, comparativo e monográfico, por se tratar de um estudo de caso. Os resultados alcançados apontam para o PFor como uma formação continuada que margeia a Sequência de Formação (Francescon; Cristovão; Tognato, 2018), expandindo as suas possibilidades, por ser espaço de colaboração ativa dos participantes e flexível para (re)adequar o processo com a inserção de temáticas, ferramentas e conceitos, conforme o surgimento de novas demandas. Espera-se que esta reflexão contribua para melhor compreender a natureza constitutiva do PFor, na perspectiva do LILA, auxiliando futuras ações em prol dos letramentos acadêmico-científicos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida | Vignoli, Jacqueline Sanches | Kraemer, Márcia Adriana Dias
Data
2 de dezembro de 2023
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17143 | 10.30612/raido.v17i44.17143
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 130-147 | 1984-4018
Assuntos
Letramentos Acadêmico-Científicos | Percurso Formativo | Culturas Disciplinares
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | artículo revisado por pares | peer-reviewed article | artigo avaliado pelos pares