-
Performance and dance: Boi da Manta and the dramatic practice of the actor-dancer by Geraldo Vidigal||Performance e dança: o Boi da Manta e a prática dramática do dançarino-ator de Geraldo Vidigal
- Voltar
Metadados
Descrição
In this work, two objectives intersect: on the one hand, comment, discuss and repertoire some genealogical, theoretical, methodological and cultural aspects underlying the popular celebration, known as “Boi da manta”, organized and assembled by the group “Irmandade dos Atores da Pândega ” of the city of Lagoa Santa in Minas Gerais; on the other hand, make an exposition of the performance practice carried out by the group, in its affiliation relationship with Geraldo Vidigal’s dance-theater. The paper, in view of this, consists of three parts: in the first and second parts the two thematic axes mentioned above are presented and developed respectively (comments on the “Boi da Manta” and exposition of the performance practice adopted by the group), while the third part will take the form of an oral presentation and interviews with the founder of the group, Gercino Alves Batista (who also worked with Geraldo Vidigal), on the one hand, commenting and recording the constitution of the ‘Boi da Manta’ within the activities of the group ‘Irmandade dos Atores da Pândega’ in Lagoa Santa, on the other hand, discussing and reflecting on the issues and specificities of ritual performance, ritual as performance and dramatic practice involving theater and dance, performed by Geraldo Vidigal.||No presente trabalho se interseccionam dois objetivos: por um lado, comentar, discutir e repertoriar alguns aspectos genealógicos, teóricos, metodológicos e culturais subjacentes ao festejo popular, conhecido como “Boi da manta”, organizado e montado pelo grupo “Irmandade dos Atores da Pândega” da cidade denbsp; Lagoa Santa em Minas Gerais; por outro lado, fazer uma exposição da prática denbsp; performance realizada pelo grupo, em sua relação de filiação com o teatro-dança de Geraldo Vidigal. O artigo, em vista disso, se constitui de três partes: na primeira e na segunda partes são expostos e desenvolvidos respectivamente os dois eixos temáticos acima mencionados (comentários sobre o “Boi da Manta”nbsp; e exposição da prática de performance adotada pela grupo), enquanto a terceira parte terá a forma de apresentação oral e entrevistas com o fundador do grupo, Gercino Alves Batista (que também trabalhou com Geraldo Vidigal), por umnbsp; lado, comentando e fazendo o registro sobre a constituição do ‘Boi da Manta’nbsp; dentro das atividades do grupo ‘Irmandade dos Atores da Pândega’ em Lagoa Santa, por outro lado, discutindo e refletindo acerca da problemática e das especificidades da performance ritual, do ritual enquanto performance e da prática dramática, envolvendo teatro e dança, realizada por Geraldo Vidigal.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Alves Batista, Gercino | Ipiranga Júnior, Pedro | Diniz, Renata Otto
Data
28 de abril de 2022
Formato
Idioma
Direitos autorais
Fonte
Dramaturgies; No. 19 (2022): Performance nas artes dramáticas, nas artes visuais e na música; 15-37 | Dramaturgias; n. 19 (2022): Performance nas artes dramáticas, nas artes visuais e na música; 15-37 | 2525-9105 | 10.26512/dramaturgias19
Assuntos
Boi da Manta | Ritual performance | Dance-theater | Geraldo Vidigal
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion