-
PERFORMATIVE EXPERIENCES IN EVERYDAY SCHOOL SPACE||Experiencias performativas en el espacio escolar cotidiano||Experiências performativas no espaço escolar cotidiano
- Voltar
Metadados
Descrição
This work highlights the importance of the practice of Performance Art in Basic Education, in the field of Art Teaching and its possibilities in the learning processes and artistic development of students and teachers. Its objective is to re-signify, through a set of performative actions and the production of an artistic catalogue, the Teaching of Art offered in an educational institution. The development of the study was guided by the following questions: How to reframe the different physical spaces of the school? How to understand artistic practices in contemporary social, cultural and political environments, in a space not designed for artistic activities? The proposal comprises a set of experiences with performance in the teaching/learning of art, having as research field the public school CEPI - Dr Antônio Raimundo Gomes da Frota, with the project entitled: Performative Experiences in the Everyday School Space. Methodologically, the investigation starts from the possibilities of acting through Practice as research, from the provocations of researchers such as Allan Kaprow (1996), Ciane Fernandes (2014), Renato Cohen (2002), Richard Schechner (2006). Through the description of artistic experiences, followed by reflections about their senses and meanings, it is expected to contribute to the diversification and re-signification of Art Teaching.||Este trabajo destaca la importancia de la práctica del Performance Art en la Educación Básica, en el ámbito de la Enseñanza del Arte y sus posibilidades en los procesos de aprendizaje y desarrollo artístico de alumnos y profesores. Su objetivo es resignificar la enseñanza artística ofrecida en una institución de enseñanza a través de una serie de acciones de performance y de la producción de un catálogo artístico[1]. El desarrollo del estudio estuvo guiado por las siguientes preguntas: ¿Cómo resignificar los diferentes espacios físicos de la escuela? ¿Cómo entender el quehacer artístico en los medios sociales, culturales y políticos contemporáneos, en un espacio no concebido para actividades artísticas? La propuesta comprende un conjunto de experimentaciones con la performance en la enseñanza/aprendizaje del arte, teniendo como campo de investigación la escuela pública CEPI - Dr Antônio Raimundo Gomes da Frota, con el proyecto titulado: Experiencias performativas en el espacio escolar cotidiano. Metodológicamente, la investigación se basa en las posibilidades de actuación a través de la Práctica como Investigación, a partir de las provocaciones de investigadores como Allan Kaprow (1996), Ciane Fernandes (2014), Renato Cohen (2002) y Richard Schechner (2006). Al describir las experiencias artísticas, seguidas de reflexiones sobre sus significados y significantes, esperamos contribuir a la diversificación y resignificación de la Enseñanza del Arte.||Este trabalho evidencia a importância da prática da Arte da Performance na Educação Básica, no campo de Ensino de Arte e suas possibilidades nos processos de aprendizagem e desenvolvimento artístico de estudantes e professores. Seu objetivo consiste em ressignificar, através de um conjunto de ações performáticas e da produção de um catálogo artístico[1], o Ensino de Arte ofertado em uma instituição de ensino. O desenvolvimento do estudo foi orientado pelas seguintes questões: De que forma ressignificar os distintos espaços físicos da escola? Como compreender os fazeres artísticos nos meios sociais, culturais e políticos na contemporaneidade, em um espaço não pensado para atividades artísticas? A proposta compreende um conjunto de experiências com a performance no ensino/aprendizagem de arte, tendo como campo de pesquisa a escola pública CEPI - Dr Antônio Raimundo Gomes da Frota, com o projeto intitulado: Experiências Performativas no Espaço Escolar Cotidiano. Metodologicamente, a investigação parte das possibilidades de agir através da Prática como pesquisa, a partir das provocações de pesquisadores como Allan Kaprow (1996), Ciane Fernandes (2014), Renato Cohen (2002), Richard Schechner (2006). Através da descrição das experiências artísticas, seguidas de reflexões acerca de seus sentidos e significados, espera-se contribuir com a diversificação e ressignificação do Ensino da Arte.
[1] A fim de preservar o anonimato, o catálogo será inserido após a avaliação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Mullins, Cristiano | Rodrigues, Roberto
Data
20 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/75936 | 10.5216/ac.v10i1.75936
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Cristiano Mullins, Roberto Rodrigues | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Art on Stage Journal; Vol. 10 No. 1 (2024): The performing arts on the estages of childhood (Part I); 384-418 | Arte de la Escena; Vol. 10 Núm. 1 (2024): As Artes da Cena nos Palcos das Infâncias (Parte I); 384-418 | Arte da Cena (Art on Stage); v. 10 n. 1 (2024): As Artes da Cena nos Palcos das Infâncias (Parte I); 384-418 | 2358-6060
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion