-
Performin Nietzsche: autoethnography as a metodological path applied to the creative process of Adeuzará||Performar Nietzsche: a autoetnografia como caminho metodológico aplicado ao processo criativo de Adeuzará
- Voltar
Metadados
Descrição
This article discusses the interdisciplinary creative process of the art collective ADEUZARÁ (Belo Horizonte, Minas Gerais) based on a research on the life and work of the German philosopher Friedrich Nietzsche. The work was originally presented as a doctoral thesis in the Graduate Program in Language Studies (POSLING) of CEFET-MG. ADEUZARÁ chose Thus Spoke Zarathustra: a Book for Everyone and for Nobody as the main motto of the collective's study and artistic creation. Developed between 2013 and 2017, ADEUZARÁ articulated several languages in its poetics, unfolding in the production and creation of street performing art, radio broadcasts and a scenic-sound installation. The study was developed based on documentary research, using the methodology of autoethnography. The author starts from the experience as a co-creator in the collective and then writes about his experience during the process. To this end, an appreciation of the creative expression of this poetics was carried out: logbooks, audiovisual records, interviews with co-creators and partners involved in the process. The article makes an excerpt of ADEUZARA's creative movement and addresses the conception of the scenic-sound installation GRIETZSCHE, pointing out the autoethnographic method as a possible path for art research, especially in relation to artistic research in the academic sphere. Among the conclusions of the study, this work highlights how street performance art provides other ways of seeing, being, being, occupying and living in and with the city. As for the scenic and sound installation, the role of intermediality as a process is emphasized, and the event does not have the character of a work/product, but of a transitory and fleeting event.||Este artigo discorre acerca do processo criativo interdisciplinar do coletivo de arte ADEUZARÁ (Belo Horizonte, Minas Gerais) a partir de uma pesquisa sobre a vida e a obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. O trabalho foi originalmente apresentado como tese de doutoramento no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) do CEFET-MG. ADEUZARÁ elegeu “Assim Falou Zaratustra: um Livro para Todos e para Ninguém” como mote principal do estudo e da criação artística do coletivo. Desenvolvido entre 2013 e 2017, ADEUZARÁ articulou diversas linguagens em sua poética, desdobrando-se em produção e criação de arte performativa de rua, transmissões radiofônicas e uma instalação cênico-sonora. O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa documental, utilizando a metodologia de autoetnografia. O autor parte da vivência como cocriador no coletivo para, depois, escrever sobre sua experiência durante o processo. Para tanto, foi realizada uma apreciação da expressão criativa dessa poética: diários de bordo, registros audiovisuais, entrevistas com cocriadores e parceiros envolvidos no processo. O artigo faz um recorte do movimento criativo de ADEUZARÁ e aborda a concepção da instalação cênico-sonora GRIETZSCHE, apontando o método autoetnográfico como um caminho possível para a pesquisa em arte, sobretudo, em relação à pesquisa artística no âmbito acadêmico. Dentre as conclusões do estudo, este trabalho destaca como a arte performativa de rua propicia outros modos de ver, ser, estar, ocupar e conviver na e com a cidade. Quanto à instalação cênico-sonora, enfatiza-se o papel da intermidialidade como processo, sendo que o evento não tem caráter de obra/produto, e sim de acontecimento transitório e fugaz.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Acácio, Leandro Geraldo da Silva
Data
14 de dezembro de 2023
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/24510 | 10.5965/235809252712023e4510
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Revista NUPEART | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista NUPEART; v. 27 n. 2 (2023): Metodologias da Arte na Educação para os Contextos Contemporâneos | 2358-0925 | 1677-1605 | 10.5965/235809252712023e4609
Assuntos
Nietzsche | processo de criação | linguagens | ação performática | autoetnografia | Nietzsche | creation process | languages | performative action | autoethnography
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion