-
Perspectivas para atuação em educação patrimonial||Prospects for performance in education heritage
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo, em um primeiro momento, traz uma revisão bibliográfica sobre a educação patrimonial brasileira. Com a contribuição dos autores analisados, fica evidente a necessidade de se constituir uma sistemática reflexão sobre o tema e propor novas possibilidades de atuação. Analisando o crescente e grande número de atividades educativas que têm o patrimônio como mediador, estas pesquisas apontam para o problema da falta de subsídio teórico para as ações que acabam por confundir educação patrimonial com divulgação ou promoção do patrimônio, ou, ainda, fetichizam o bem cultural transformando-o em uma mercadoria. A educação patrimonial pela qual se argumenta neste artigo, além de ser uma temática de constante reflexão, deve considerar as pessoas da comunidade com que se trabalha como sujeitos históricos, legitimando as suas visões de mundo, seus símbolos e significações. Assim, e só assim, será possível uma educação patrimonial dialógica, que conte com a participação de todos desde a definição de recursos até a concretização de ideias, desde a identificação do patrimônio até como agir para preservá-lo. Será uma educação patrimonial problematizadora e politizadora, que partirá de questões difíceis para propiciar a vinda de sujeitos únicos. Esta educação patrimonial, portanto, está estritamente ligada à nossa concepção de ser humano e do mundo que queremos.||This article first brings a literature review on Brazilian Heritage Education. These authors highlight how it is necessary to systematically reflect on the subject and propose new possibilities for action. Analyzing the large, and growing, number of educational activities that include heritage as a mediator, these studies point to the lack of theoretical subsidy for these actions, which end up confusing Heritage Education with the dissemination or promotion of heritage, or even fetishize cultural properties, turning them into commodities. The Heritage Education for which we argue in this article, not only should be the subject of constant reflection to be renewed, should also consider people in the community in which it works as historical subjects, legitimizing their worldviews, their symbols and meanings. That is the only way a dialogic Heritage Education that includes everyone from defining resources to achieving ideas, from the recognition as heritage to actions to preserve it, will be possible. A questioning and political-minded Heritage Education based on difficult questions to make unique subjects possible and, therefore, closely linked to our conception of human beings and the world we want.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Demarchi, João Lorandi
Data
26 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/119941 | 10.11606/issn.1980-4466.v0i22p267-291
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Revista CPC; n. 22 (2016); 267-291 | Revista CPC; Núm. 22 (2016); 267-291 | Revista CPC; No. 22 (2016); 267-291 | 1980-4466
Assuntos
Educação Patrimonial | Patrimônio Cultural | Políticas Públicas | Heritage Education | Cultural Heritage | Public Policy
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares