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Perspective and virtual space ||Perspectivas, rutas y ciudad virtual||Perspectivas, percursos e cidade virtual
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Metadados
Descrição
From Greek temples, passing through the Renaissance and Palladian architecture, to the Baroque scenographic space, there are several examples of consecrated architecture that used composition resources to create optical ilusion. Such resources consider the body, in all its dimensions and spatial distances, and the way in which man will perceive the building from perspectives. Nowadays, the perspectives of the “virtual reality” space are better perceived through a route, which is induced. The man becomes a spectator of the space configured for every man of any height. Everyone will have the same perspective, since the route are the same. Finally, we observe a kind of “massification” of man, disregarding the individual physical and also emotional particularities in his autonomy. ||Desde los templos griegos, pasando por la arquitectura renacentista y palladiana, hasta el espacio escenográfico del barroco, existen muchos ejemplos de arquitectura reconocida que utilizó recursos compositivos para crear ilusiones ópticas. Dichos recursos consideran el cuerpo y la forma en que el sujeto percibirá el edificio desde perspectivas. Actualmente, las perspectivas del espacio de la “realidad virtual” se perciben mejor a través de un recorrido, que es inducido, pero que da la impresión de ser tributario del sujeto. El sujeto se convierte en espectador del espacio configurado para todo hombre de cualquier altura. Es decir, todos tendrán la misma perspectiva, ya que los caminos son los mismos. En este sentido, observamos una especie de masificación del hombre, desconociendo las particularidades físicas y emocionales individuales en su autonomía.||Desde os templos gregos, passando pelo Renascimento e pela arquitetura palladiana, até o espaço cenográfico do barroco, são diversos os exemplos de arquiteturas consagradas que utilizaram recursos de composição para criar ilusões de ótica. Tais recursos consideram o corpo e o modo com que o sujeito perceberá o edifício a partir de perspectivas. Atualmente, as perspectivas do espaço “de realidade virtual” são mais bem percebidas por meio de um percurso, que é induzido, mas dando a impressão de ser tributário do sujeito. O sujeito se torna um expectador do espaço configurado para todo homem de qualquer altura. Ou seja, todos terão a mesma perspectiva, já que os percursos são os mesmos. Nesse sentido, observamos uma espécie de massificação do homem, desconsiderando as particularidades individuais físicas e emocionais na sua autonomia.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Borges, Carolina da Rocha Lima
Data
2 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/esteticaesemiotica/article/view/51895 | 10.18830/issn2238-362X.v13.n2.2023.04
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Carolina da Rocha Lima Borges | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Revista Estética e Semiótica- RES, Aesthetics and Semiotics Magazine; Vol. 13 No. 2 (2023): Beyond Limits: Critical Thinking and Aesthetic Reflections in Contemporary Society; 64-72 | Revista Estética e Semiótica- RES, Revista Estética y Semiótica; Vol. 13 Núm. 2 (2023): Más allá de los límites: pensamiento crítico y reflexiones estéticas en la sociedad contemporánea; 64-72 | Revista Estética e Semiótica; v. 13 n. 2 (2023): Para Além dos Limites: Pensamento Crítico e Reflexões Estéticas na Sociedade Contemporânea; 64-72 | 2238-362X | 10.18830/issn2238-362X.v13.n2.2023.00
Assuntos
Perspectiva, passeio arquitetônico, realidade virtual | Perspective, promenade architecturale, virtual reality | Perspectiva | Tour arquitectónico | realidad virtual
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion