Descrição
Este artigo se propõe a apresentar um desenho de metodologia que possa ser aplicado em pesquisas oriundas do campo da Comunicação. Para isso, é necessário discutir sobre a Teoria da Argumentação (Perelman e Olbrechts-Tyteca, 2005; Breton, 1999, 2012) que é o aporte conceitual que orienta o percurso teórico-metodológico; bem como o contexto da aplicação que é a análise do processo de impeachment de Dilma Rousseff nas revistas Veja e CartaCapital. Esses dois movimentos, em conjunto, culminam na análise das estratégias argumentativas nos discursos sobre política dessas duas revistas semanais brasileiras.Palavras-chave: Desenho metodológico. Comunicação. Teoria da Argumentação||This article proposes to present a methodology design that can be applied to research from the field of Communication. For this, it is necessary to present the Theory of Argumentation (Perelman and Olbrechts-Tyteca, 2005; Breton, 1999, 2012), which is the conceptual contribution that guides the theoretical-methodological path, as well as the application context that is the analysis of Dilma Rousseff’s impeachment in magazines Veja and CartaCapital. These two movements, together, culminate in the analysis of argumentative strategies in the discourses about politics of these two Brazilian weekly magazines.Keywords: Methodological design. Communication. Theory of Argumentation