-
Philosophical principles in Paul Natorp’s social pedagogy||Principios filosóficos de la pedagogía social de Paul Natorp||Princípios filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp
- Voltar
Metadados
Descrição
This study consists of a review and analysis of materials, such as books and scientific articles, in order to acquire information and knowledge about Paul Natorp's Social Pedagogy. Natorp (1854-1924) was a German philosopher and pedagogue, considered one of the founders of the Marburg School. He was an advocate of social pedagogy, which emphasizes the importance of education in shaping a more just and equal society. His most well-known work is "Sozialpädagogik," published in 1905, in which he argues that education is a means of social and cultural transformation. The main objective of this study is to present the philosophical principles of Natorp's social pedagogy. The content provided is the result of analyses that delve deeper into Natorp's theories on Social Pedagogy, based on Plato and Pestalozzi. It is a qualitative bibliographic study that encourages the adoption of social education practices in connection with Natorp's concept of education. As a result, it is essential to build an ethical exercise that goes beyond the norms taught in schools. Thus, social pedagogy is defined as a notion that encourages examination and socializes possibilities so that everyone can see more and better than they wish to perceive. In summary, this study argues that education belongs to individuals who work together to create a more just, diverse, and socially just society.
||Este estudio consiste en una revisión y análisis de materiales, como libros y artículos científicos, con el objetivo de adquirir información y conocimiento sobre la Pedagogía Social de Paul Natorp. Natorp (1854-1924) fue un filósofo y pedagogo alemán, considerado uno de los fundadores de la Escuela de Marburgo. Él era un defensor de la pedagogía social, que enfatiza la importancia de la educación en la formación de una sociedad más justa e igualitaria. Su obra más conocida es "Sozialpädagogik", publicada en 1905, en la que defiende la educación como una forma de transformación social y cultural. El objetivo principal de este estudio es presentar los principios filosóficos en la pedagogía social de Natorp. El contenido proporcionado es el resultado de análisis que profundizan en las teorías de Natorp sobre la Pedagogía Social, basadas en Platón y Pestalozzi. Es un estudio bibliográfico cualitativo que incentiva la apropiación de las prácticas de educación social en conexión con el concepto de Natorp sobre educación. Como resultado, es fundamental construir un ejercicio ético que vaya más allá de las normas enseñadas en las escuelas. Así, la pedagogía social se define como una noción que incentiva el examen y socializa
||Este estudo consiste em uma revisão e análise de materiais, como livros e artigos científicos, com o intuito de adquirir informações e conhecimento sobre a Pedagogia Social de Paul Natorp. Natorp (1854-1924) foi um filósofo e pedagogo alemão, considerado um dos fundadores da Escola de Marburgo. Ele era um defensor da pedagogia social, que enfatiza a importância da educação na formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Sua obra mais conhecida é "Sozialpädagogik", publicada em 1905, na qual ele defende a educação como uma forma de transformação social e cultural. O objetivo principal deste estudo é apresentar os princípios filosóficos na pedagogia social Natorp. O conteúdo fornecido é resultado de análises que aprofundam as teorias de Natorp acerca da Pedagogia Social, baseadas em Platão e Pestalozzi. É um estudo bibliográfico qualitativo que incentiva a apropriação das práticas de educação social em conexão com o conceito de Natorp sobre educação. Como resultado é fundamental construir um exercício ético que vá além das normas ensinadas nas escolas. Assim, a pedagogia social é definida como uma noção que incentiva o exame e socializa as possibilidades para que todos possam ver mais e melhor do que desejam perceber. Em síntese, este estudo defende que a educação pertence aos sujeitos que trabalham em conjunto para criar uma sociedade mais justa, diversa e com justiça social.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Costa , Danilo da | Silva , Gustavo Javier Castro | Assunção , Maria Aparecida de
Data
14 de março de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25240 | 10.5585/eccos.n68.25240
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Danilo da Costa , Gustavo Javier Castro Silva , Maria Aparecida de Assunção | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 68: (jan./mar. 2024); e25240 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Natorp | social pedagogy | philosophy | Natorp | Pedagogía Social | Filosofía | Natorp | pedagogia social | filosofia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion