-
PINBA: a Construção de um Programa para a Baixada Fluminense||PINBA: the Construction of a Program for Baixada Fluminense
- Voltar
Metadados
Descrição
DOI: 10.12957/interag.2016.15904Trata do relato de uma experiência do Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica na Baixada Fluminense (PINBA). Este desenvolve atividades extensionistas, apoiadas em estudos e pesquisas sobre políticas, educação e cultura tendo como pano de fundo a estrutura sócio-política e cultural da região da Baixada Fluminense, como também a pesquisa e preservação da sua memória e história. Este programa integra diferentes projetos de extensão, pesquisa e estágio interno complementar, focados na Baixada Fluminense, articulando o ensino, a pesquisa e a extensão. A Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) por estar localizada nessa região, vem mantendo permanente diálogo com a sociedade, buscando estimular a criação cultural, promover e divulgar não apenas a Instituição, mas, sobretudo os conhecimentos que nela são produzidos sobre a Baixada. Eventos como o “FEBF na Praça”, “Baixada na FEBF”, comemoração do “Dia da Baixada” e visitas guiadas a espaços históricos em parceria com entidades que pesquisam e divulgam a região, representam e configuram um eixo metodológico que é o de articular o local e o global. Para integrar o banco de dados sobre a região foi produzido em 2014 o primeiro volume de um CD (ISSN 2358-1328). O volume dois já se encontra em processo de elaboração e será concluído após a realização do próximo evento em maio de 2015 com novas produções, indo ao encontro de uma das finalidades da educação superior que é a divulgação de conhecimentos que constituem patrimônio e comunicar o saber do ensino de publicações ou outras formas de comunicação.||DOI: 10.12957/interag.2016.15904This is the report of an experiment of the Integrated Program of Research and Technical Cooperation in Baixada Fluminense (PINBA). The Program develops community activities supported by studies and research on politics, education and culture, having the socio-cultural and political structure of the region as background, as well as the research and preservation of its memory and history. This program integrates different projects of research, community work and complementary internship, whose focus is on Baixada Fluminense, and which articulate teaching, research and community work. The FEBF/UERJ, located in this region, has been holding permanent dialogue with society, seeking to stimulate cultural creation, to promote and publicize not only the Institution but especially the knowledge that is produced in Baixada Fluminense. Events such as the “FEBF na Praça”, “Baixada na FEBF", the celebration of “Baixada Day " and guided tours to historic sites (in partnership with organizations which research and promote the region) represent and constitute a methodology that articulates the local and the global. In order to integrate the database about the region, a CD (ISSN 2358-1328) was produced in 2014. A second volume CD is already being produced and it will be completed after the next event in May 2015, featuring new creations. It meets one of the purposes of higher education: to publicize knowledge that constitutes heritage and to communicate the knowledge of teaching publications or other means of communication.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Melo, Icléa Lages
Data
29 de junho de 2016
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/15904 | 10.12957/interag.2016.15904
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Interagir: pensando a extensão; n. 21 (2016): JANEIRO-JUNHO; 134-144 | 2236-4447 | 1519-8847
Assuntos
Baixada Fluminense | história | política educacional | ação extensionista. | Baixada Fluminense | history | educational politcs.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion