-
Places of learning, narratives, recognition and formation of historical consciousness||Lugares de aprendizaje, narrativas, reconocimiento y formación de la conciencia histórica||Lieux d’apprentissage, récits, reconnaissance et formation de la conscience historique||Lugares de aprendizagem, narrativas, reconhecimento e formação da consciência histórica
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper aims to debate the relationship between the concept of “places of pedagogy” with a combination of the concepts of “places of memory”, by Pierre Nora, and “anomalous places of learning”, by Elizabeth Ellsworth, as tools to avaliate monuments , to establish a dialogue between different areas of knowledge, particularly with historical learning. The pedagogical potential of knowledge as the formation of “learning places” could be understood by communicating relationships between present, past and future, through certain narratives, which are linked to the formation of historical consciousness. The complex relationship between the teaching and learning of national histories is nuanced by recognition as a principle that adds value to something, based on criteria, parameters or circumstances which makes the object valued due to these contingencies, enhancing the construction of identities. Thus, the relationship between learning, monuments and the formation of historical consciousness is highlighted.
Keywords: learning places; historical learning; teaching History.||Pretendemos debatir la relación entre los conceptos de “lugares de aprendizaje”, combinando los conceptos de “lugares de la memoria”, de Pierre Nora, y “lugares anomalos de aprendizaje”, de Elizabeth Ellsworth, como ferramentas, para analizar los monumentos, estableciendo un diálogo entre diferentes ámbitos del conhecimento, particularmente con el aprendizaje histórico. El potencial pedagógico de los “estudiantes” puede escucharse de la misma manera que, en su relación con el presente, el pasado y el futuro, a través de determinadas narrativas, se vinculan a la formación de la conciencia histórica. Una relación compleja entre conocimiento y aprendizaje de las historias nacionales es resultado del reconocimiento como principio que agrega el valor de un algo, a partir de criterios, parámetros o circunstancias, cómo se valora el objeto en función de su contingencia, potencial para la construcción de identidades. Asi se destaca la relación entre aprendizaje, monumentos y formación de la conciencia histórica.Palavras-chave: lugares de aprendizaje; aprendizagem historico; aprendizaje de Historia;||Il s'agit de débattre des relations entre le concept de « lieux de pédagogie », combinant les concepts de « lieux de mémoire », de Pierre Nora, et de « lieux anormaux d'apprentissage », d'Elizabeth Ellsworth, comme outils, pour analyser deux monuments , établissant un dialogue entre différents domaines de la connaissance, notamment avec l'apprentissage historique. Le potentiel pédagogique de deux « lieux d’apprentissage » peut aussi être compris parce que, pour communiquer les relations entre présent, passé et futur, à travers certains récits, ils sont liés à la formation de la conscience historique. La relation complexe entre enseignement et apprentissage dans les histoires nationales est nuancée par la reconnaissance comme principe qui ajoute de la valeur à quelque chose, sur la base de critères, de paramètres ou de circonstances, rendant l'objet valorisé en fonction de contingences, potentialisant la construction d'identités. Ce sens met en évidence la relation entre l’apprentissage, les monuments et la formation de la conscience historique.Mots-clés : lieux d'apprentissage ; apprentissage historique; sens de l'Histoire;||Pretende-se debater as relações entre conceito de “lugares de pedagogia” , combinando os conceitos de “lugares de memória”, de Pierre Nora, e “lugares anômalos de aprendizagem, de Elizabeth Ellsworth, como ferramentas, para análise dos monumentos, estabelecendo um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, particularmente com a aprendizagem histórica. O potencial pedagógico dos “lugares de aprendizagem” pode ser entendido também pelo fato de que, ao comunicarem relações entre presente, passado e futuro, por meio de determinadas narrativas, eles estão ligados à formação da consciência histórica. A complexa relação entre ensino e aprendizagem das histórias nacionais é matizada pelo reconhecimento como um princípio que agrega valor a algo, a partir de critérios, parâmetros ou circunstâncias, fazendo com que o objeto seja valorado devido às contingências, potencializando a construção de identidades. Neste sentido é que se destaca a relação entre aprendizagem, monumentos e formação da consciência histórica.
Palavras-chave: lugares de aprendizagem; aprendizagem histórica; ensino de História;
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Schmidt, Maria Auxiliadora | Cainelli, Marlene
Data
12 de julho de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/historia/article/view/77337 | 10.5216/hr.v28i2.77337
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 História Revista | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
História Revista; Vol. 28 No. 2 (2023): Didática da História entre horizontalidades e verticalidades; 60 - 76 | História Revista; v. 28 n. 2 (2023): Didática da História entre horizontalidades e verticalidades; 60 - 76 | 1984-4530 | 1414-6312
Assuntos
history teaching | Ensino de história | Didática da História
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion