Descrição
Inasmuch as it has in its core the power of the “crowd”, democracy rests on a concept which is directly and explicitly opposed to philosophy: philodoxy. While a well-ordered polis lies, according to Plato, in the power of those who have “the art of ruling”, and philosophy leads to the acquisition of this art, democracy is based on the power of those who are not qualified to rule, i.e. on the power of those who are able to manipulate their opinion (doxa). Starting from the opposition between philosophy and philodoxy, between the “love of knowledge” and the “love of opinion”, the present paper approaches the conception of philosophy as an alternative political project to democracy.|| A democracia, enquanto regime centrado no poder da “multidão”, tem na sua base um conceito que se contrapõe direta e explicitamente a filosofia: o conceito de filodoxia. Se uma polis bem ordenada assenta, segundo Platão, na atribuição do poder à queles que têm a “arte de reinar”, e se a filosofia conduz à aquisição dessa arte, a democracia basear-se-ia no poder daqueles que não estão habilitados para governar e, portanto, em última análise, no poder daqueles que teriam a capacidade para manipular a sua opinião (doxa). Partindo da contraposição entre a filosofia e a filodoxia, entre o “amor do saber” e o “amor das opiniões”, o presente texto aborda a concepção da filosofia como um projeto político alternativo à democracia.