-
Policies and continuing teacher education: a look at university teaching from the decoloniality of education||Política e formação continuada de educadores: um olhar para a docência universitária a partir da decolonialidade da educação
- Voltar
Metadados
Descrição
The article aims to analyze the perception of university professors about continuing education practices of basic education teachers. Reflecting on their actions as trainers in these courses, professors reveal that basic education teacher training courses are privileged spaces for thinking about ways to decolonize teaching. We conducted interviews with course coordinators and university trainers who worked in specialization courses offered by the National Network of Initial and Continuing Education of School Professionals (RENAFORM), in 2014, at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) in Brazil. The courses’ policies and proposals were of a decolonial education, in the sense that they aimed at valuing other knowledges, as well as other subjects such as rural, indigenous and black people, children, etc. The conclusions are that there are limits to the process of implementing this policy and it is clear that a decolonial curriculum is not enough, a practice is also necessary. The university is enriched by the possibility of understanding the demands of the school, while school teachers are encouraged to continue to improve their postgraduate education. This exchange favors decoloniality, which is a construction process that foresees redefinitions both in the configuration of teaching professionalism and in the production of knowledge in continuing education courses. ||O artigo objetiva analisar a percepção de docentes universitários sobre práticas de formação continuada de professores da educação básica. Refletindo a respeito das suas ações enquanto formadores nestes cursos, os docentes do ensino superior revelam que os cursos de formação de professores da educação básica são espaços privilegiados para se pensar formas de decolonizar o ensino. Realizamos entrevistas com coordenadores (as) de curso e formadores (as) universitários que atuaram em cursos de especialização ofertados pela Rede Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (RENAFORM), em 2014 na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no Brasil. As políticas e propostas dos cursos eram de uma formação decolonial, no sentido que visavam a valorização de outros saberes, bem como dos sujeitos do campo, indígenas, negros, crianças, etc. As conclusões são que há limites no processo de implementação da referida política e fica claro que não basta um currículo decolonial, é preciso também uma prática. A universidade se enriquece com a possibilidade de compreender as demandas do chão da escola, bem como os professores do ensino básico são estimulados a prosseguirem no aprimoramento da sua formação, a nível de pós-graduação. Essa troca favorece a decolonialidade, constituindo-se em processo de construção que prevê redefinições tanto na configuração da profissionalidade docente como na produção do conhecimento nos cursos de formação continuada.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Benzaquen, Júlia Figueredo | Ferraz, Bruna Tarcilia
Data
30 de setembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17351 | 10.5585/eccos.n54.17351
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 54: Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento; e17351 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Decoloniality of education | University teaching | Continuing education. | Decolonialidade da educação | Docência universitária | Formação continuada.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo de convidado