-
Políticas públicas para educação profissional na década de 1990: o papel do estado e da sociedade civil
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo se originou de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, concentrada na linha de pesquisa - Políticas e Práticas Educativas, cujo objetivo principal foi caracterizar os processos históricos do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Campus Jaraguá do Sul e seus impactos na implementação das políticas públicas voltadas para a Educação Profissional. Para tanto, foram estudados documentos institucionais, leis, decretos e portarias, relacionados à Educação Profissional na década de 1990. Para o desenvolvimento desta investigação, optou-se pela pesquisa qualitativa com entrevista semiestruturada, com nove educadores do Campus Jaraguá do Sul - IFSC. No que se refere à análise dos documentos, optou-se pela metodologia ”documento contra documento”, de Shiroma, Garcia e Campos (2011) e para a análise das entrevistas, buscou-se subsídios teóricos na Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Após as análises, observou-se que as prioridades das políticas públicas, na década de 1990, estavam centradas numa política de conduta neoliberal, que defendia a redução do tamanho do Estado e a Reforma da Educação Profissional. Os resultados revelam que foram notórias as dificuldades com as incertezas na continuidade das atividades do Campus Jaraguá do Sul do IFSC, com a ausência do Estado no que diz respeito às atividades básicas em relação à constituição e manutenção da instituição.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Souza de Moraes, Laurinda Ines | Duarte Pillotto, Silvia Sell | Tamanini, Elizabete
Data
26 de junho de 2015
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 12 n. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 295-314 | Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 295-314 | Práxis Educacional; Vol. 12 No. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 295-314 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Educação profissional | Políticas públicas educacionais | Reforma da educação profissional
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares