-
Ponciá Vicêncio: narrative and colonial counter-memory||”Ponciá Vicêncio”: narrativa e contramemória colonial
- Voltar
Metadados
Descrição
The paper is composed of three parts. In the first, I draw some parallels between Conceição Evaristo's work Ponciá Vicêncio, comparing to other novels by brazilian black authors, signaling the contiguity of a dispersed, but communicating, set of novels that are interspersed by the romanesque genre and by the authorship of black women – as the pioneer Úrsula, of Maria Firmina dos Reis, published in the nineteenth century; Água funda (1946), by Ruth Guimarães, the first novel by a black author published after the end of slavery; Pedaços da fome (1963) and Diário de Bitita (1986), both of Carolina Maria de Jesus; As mulheres de Tijucopapo (1982), Marilene Felinto and Um defeito de cor (2006), by Ana Maria Gonçalves. In a second moment, I approach the concept of “escrevivência”, observing its borderline location between fiction, realism and autobiography, emphasizing that the critical invoice of the concept generates an amplification of its respective scope. Finally, I highlight some lines of strength of the work, in order to emphasize its narrative power to forge and make visible the colonial counter-memories of the nation.||O artigo se compõe de três partes. Na primeira, traço alguns paralelos entre a obra Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, frente a outros romances de autoras negras brasileiras, sinalizando a contiguidade de um conjunto disperso, porém comunicante, de obras que se cruzam pelo gênero romanesco e pela autoria de mulheres negras – como o pioneiro Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, publicado no século XIX; Água funda (1946), de Ruth Guimarães, primeiro romance de uma autora negra publicado depois do fim da escravidão; Pedaços da fome (1963) e Diário de Bitita (1986), ambos de Carolina Maria de Jesus; As mulheres de Tijucopapo (1982), de Marilene Felinto e Um defeito de cor (2006), de Ana Maria Gonçalves. Em um segundo momento abordo o conceito de escrevivência, observando sua localização limítrofe entre ficção, realismo e autobiografia, salientando que fortuna crítica do conceito gera uma ampliação dos seus respectivos alcances. Por fim, destaco algumas linhas de força da obra, visando frisar sua potência narrativa de forjar e tornar visíveis contramemórias coloniais da nação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Miranda, Fernanda Rodrigues de
Data
21 de novembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2019v24n2p15 | 10.5007/2175-7917.2019v24n2p15
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Fernanda Rodrigues de Miranda
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 24 No. 2 (2019); 15-29 | Anuário de Literatura; v. 24 n. 2 (2019); 15-29 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion