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Por um balé somático: Laban e Béziers no aprenderensinar a técnica clássica
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Metadados
Descrição
This paper shows one methodological proposal for learningteaching classical ballet form Laban/Bartenieff System and Motor Coordination de Marie-Madeleine Béziers, understood as somatic approach. In this sense, the methodological procedures were developed based on the principles of these two approaches and Somatic Education. In this way, the methodological proposal presented here distances itself from the way in which classical ballet classes are usually developed, guided by the thought of the teaching of form (classical dance code), which starts from the demonstration of movements, by teachers, and the copy of the same by the students. The proposal presented here the arrival of the classical technique code is born from the exploration of movements that are in the principles of this technique, using somatic contributions that help not only in the learning of classical dance, but also in the re-signification of the same. It is concluded that the somatic ballet can facilitate learning, as well as making it meaningful and promoting the autonomy of the subjects
facing their knowledge construction in dance in/by body.||O presente artigo apresenta uma proposta metodológica para o aprenderensinar balé clássico a partir do Sistema Laban/Bartenieff e da Coordenação Motora de Marie-Madeleine Béziers, entendidos como abordagens somáticas. Neste sentido, os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos tendo como base princípios destas duas abordagens e da Educação Somática. Desta forma, a proposta metodológica aqui apresentada distancia-se do modo como geralmente as aulas de balé clássico são desenvolvidas, guiadas pelo pensamento do ensino da forma (código da dança clássica), que parte da demonstração dos movimentos, pelos(as) professores(as), e da cópia dos mesmos pelos(as) alunos(as). Na proposta aqui apresentada a chegada ao código da técnica clássica nasce da exploração de movimentos que estão nos princípios desta técnica, utilizando-se de aportes somáticos que ajudam não apenas na aprendizagem da dança clássica, mas também na ressignificação da mesma. Conclui-se que o balé somático pode facilitar o processo de aprendizagem, bem como torná-lo mais significativo, e favorecer a autonomia do sujeito frente à construção do seu conhecimento em dança no/pelo corpo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Baldi, Neila Cristina
Data
28 de novembro de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/39854 | 10.14393/OUV23-v14n2a2018-18
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Neila Cristina Baldi
Fonte
ouvirOUver; v. 14 n. 2 (2018): Sensações cinéticas: Palatnik e o movimento como tema nas artes visuais; 510-520 | 1983-1005 | 1809-290X
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion