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Practical Strategies for Curriculizing of Engagement of Community||Estrategias Prácticas para Curriculizar la Extensión||Estratégias Práticas para a Curricularização da Extensão
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Metadados
Descrição
The extension is presented in a context of changes in guidelines and concepts with the arrival of Resolution CNE/CES n.º 7/2018, in which institutional changes are required until December 2021. This article has as general objective to elaborate practical strategies for the curricularization of the extension of IFSC undergraduate courses, based on the identification of positive and negative points of the curriculum of this institution. The theoretical framework is based on university management, extension and engagement of community. The research is of an applied, descriptive nature, a case study with a qualitative approach. There was a lack of training, the lack of a platform for generating and sharing knowledge and difficulties in registering extension activities. The study resulted in the elaboration of ten strategies for managing the stages of the curricularization process in an institutionalized way.||La extensión se presenta en un contexto de cambios en lineamientos y conceptos con la llegada de la Resolución CNE/CES n.º 7/2018, en la que se requieren cambios institucionales hasta diciembre de 2021. Este artículo tiene como objetivo general elaborar estrategias prácticas para la curricularización de la extensión de los cursos de pregrado de la IFSC a partir de la identificación de puntos positivos y negativos del currículo de esta institución. El marco teórico se fundamenta en la gestión universitaria, extensión y currículo. La investigación es de carácter descriptivo aplicado, un estudio de caso con enfoque cualitativo. Faltaba capacitación, falta una plataforma para generar y compartir conocimientos y dificultades para registrar las actividades de extensión. El estudio resultó en la elaboración de diez estrategias para gestionar las etapas del proceso de curricularización de manera institucionalizada.||A extensão apresenta-se em um contexto de mudanças de diretrizes e concepções com a chegada da Resolução CNE/CES n.º 7/2018, pela qual foram exigidas mudanças institucionais até dezembro de 2021. Este artigo tem como objetivo apresentar estratégias práticas para a curricularização da extensão dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, tendo como base a identificação de pontos positivos e negativos da curricularização dessa instituição. O referencial teórico está fundamentado em gestão universitária, extensão e currículo. A pesquisa é de natureza aplicada, descritiva, um estudo de caso de abordagem qualitativa. Percebeu-se a deficiência de capacitação, a ausência de uma plataforma de geração e compartilhamento de conhecimentos e dificuldades de cadastramento das atividades de extensão. O estudo resultou na elaboração de dez estratégias para o gerenciamento das etapas do processo de curricularização de maneira institucionalizada.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Marques, Gleicy Corrêa Nunes | Stallivieri, Luciane
Data
28 de março de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/53360 | 10.23925/1809-3876.2024v22e53360
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e53360 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e53360 | 1809-3876
Assuntos
gestão universitária | extensão | currículo | curricularização | university management | extension | curriculum | curricularization | gestión universitaria | extensión | curricularización | currículo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion