Descrição
O ensino de Física, ao se dissociar dos aspectos sociais e da realidade dos estudantes, enfrenta desafios e pode se tornar abstrato. No contexto do Ensino Superior, a abordagem da Física demanda a integração da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), visando formar educadores embasados tanto em teoria quanto em prática, capazes de promover o pensamento crítico. Este trabalho consiste em um relato de experiência fundamentado em quatro práticas experimentais realizadas na componente curricular de Eletromagnetismo, sob a perspectiva de um discente do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Quanto à metodologia, caracteriza-se como qualitativa, integrando revisão narrativa de literatura aos resultados experimentais, estabelecendo conexões entre os fundamentos científicos e os tópicos abordados. Os resultados e conclusões indicam que as práticas proporcionaram uma experiência de aprendizagem significativa em eletrostática e eletrodinâmica, explorando temas como carga elétrica, força elétrica, eletrização, campo elétrico, corrente elétrica, tensão, resistência elétrica, leis de Ohm e propriedades do magnetismo.