-
Práticas docentes de bacharéis em instrumento: inseguranças e dificuldades com o ensino
- Voltar
Metadados
Descrição
Apesar dos cursos de bacharelado em música não objetivarem a formação para a docência, o trabalho do egresso com o ensino do instrumento é um caminho profissional trilhado por muitos instrumentistas. A partir dos resultados de uma pesquisa que buscou compreender o processo de construção da docência do bacharel em instrumento, este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre as principais dificuldades e inseguranças no início de suas práticas docentes. A investigação biográfico-narrativa (Bolívar; Domingo; Fernández, 2001) foi utilizada como metodologia para a realização da pesquisa e para a construção das narrativas de três professores de instrumento. Como resultados, percebemos que a partir dos diferentes contextos de trabalho surgem dificuldades envolvendo metodologias de trabalho, alunos com dificuldades de aprendizagem, relacionamento com os pais, falta de motivação parao estudo, dentre outros aspectos. Apesar de difíceis, esses momentos constituem-se como potenciais para a aprendizagem docente, de modo que os professores, ao refletirem sobre sua prática e buscarem soluções para suas dificuldades, aprimoram sua docência. Conscientes de que as narrativas dos três bacharéis não representam a totalidade dos percursos formativos para a docência, acreditamos que a reflexão sobre essas dificuldades e sobre a forma como os professores as resolveram se torna relevante e pode servir de referência para professores iniciantes na prática de ensino instrumental.Palavras-chave: prática docente, ensino de instrumento, construção da docência
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Weber, Vanessa; Universidade Federal de Santa Maria Universidade de Santa Cruz do Sul | Garbosa, Luciane Wilke Freitas; Universidade Federal de Santa Maria
Data
7 de maio de 2018
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 25, n. 39 (2017)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion