-
PRÁTICAS E APRENDIZAGENS DE PRODUTORES MUSICAIS: ASPECTOS DE UMA EDUCAÇÃO MUSICAL EMERGENTE NA CULTURA DIGITAL E PARTICIPATIVA
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo traz os principais resultados de uma pesquisa que buscou compreender as aprendizagens que emergem das práticas de produzir e compartilhar música na cultura digital/participativa. Foram entrevistados três músicos envolvidos com práticas de produção musical, tais como: criação de mashups, re-edits, música eletrônica, covers e produções solo. A pesquisa se orientou pela abordagem da pesquisa qualitativa. Os resultados são apresentados a partir dos conceitos de apropriação, aprendizagem entre pares e perfil prosumer. A apropriação se traduz no empoderamento e nas autorias que os entrevistados constroem tanto nos meios pelos quais aprendem e aprimoram seus conhecimentos musicais quanto na forma como criam e produzem suas músicas. A aprendizagem entre pares transcende a troca de conhecimentos entre pessoas do mesmo espaço, do mesmo estilo musical, da mesma sala de aula. Seus pares são os músicos com quem realizam parcerias, seja na etapa de gravação ou finalização das músicas, bem como seus alunos e seus sócios nos negócios musicais. As ações de produzir/compartilhar (prosumer) evidenciam que suas aprendizagens ocorrem diretamente nos espaços de atuação e de forma sistêmica, pois dificilmente se vê nas suas práticas a separação entre equipamentos e música ou entre quem ensina e quem aprende.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Beltrame, Juciane Araldi
Data
20 de fevereiro de 2019
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 26, n. 41 (2018)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion