-
PRÁTICAS MUSICAIS EM ONGS: POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper focuses on musical practices in two Non-Governmental Organizations (NGO): “Meninos do Morumbi”, situated in São Paulo city and “Projeto Villa-Lobinhos”, in Rio de Janeiro city, Brazil, having both of them the music as a socio-educational proposal. It aimed at understanding two aspects: 1) how these projects have become legitimized space for the process of teaching and learning music and 2) how the music pedagogical process has been built in this space for musical practice. The qualitative research as the methodological approach explored the Multiple Case Study and the Ethno methodology. The music pedagogical process was seen as a possibility of new ways to produce musical knowledge taking into account four contexts: institutional, historical, socio-cultural and musical teaching and learning process. The historical context was considered as the dimension of the reconstitution of the NGO’s own institutional and musical identity, what could be found out through the participants’ life histories. Therefore, this process provided the participants with the opportunity of constructing and reconstructing their social and cultural identities as social groups. This research intended to contribute to the reflection on the role of music education play in social movements and projects from NGO which have the culture as a key element in the promotion of changes and social justice.||Este artigo aborda as práticas musicais em duas Organizações Não Governamentais (ONGs): a Associação Meninos do Morumbi, da cidade de São Paulo e o Projeto Villa-Lobinhos, da cidade do Rio de Janeiro, vinculado à ONG VivaRio. Ambas têm como eixo comum a educação musical como proposta socioeducativa. O estudo buscou compreender, especialmente, dois aspectos: 1) como as ONGs selecionadas se constituíram e se instituíram como espaços legitimados para o ensino e aprendizagem musical e 2) como se instaura o processo pedagógico-musical nesses espaços. O processo pedagógico-musical foi interpretado como possibilidade de produção de novas formas de conhecimento musical analisado a partir de quatro contextos interconectados: institucional, histórico, sociocultural e de ensino e aprendizagem musical. O contexto histórico se revela como a dimensão de reconstituição da própria identidade institucional e musical das ONGs em estudo, construída mediante os fragmentos de história de vida rememorados pelos informantes da pesquisa. Trata-se, portanto, de uma construção e reconstrução das identidades sociais e culturais de grupos sociais em que a diversidade cultural implica a formação/configuração dos mesmos. O texto busca contribuir para a reflexão e a prática sobre o papel da educação musical no âmbito dos movimentos e projetos sociais em ONGs, nos quais a cultura emerge como elemento significativo na busca de transformação e justiça social.
ISSN
1807-6971
Autor
Oliveira Kleber, Magali
Data
30 de junho de 2008
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2008 Fênix - Revista de História e Estudos Culturais
Fonte
Fênix - Revista de História e Estudos Culturais; v. 5 n. 2 (2008): Vol. 5 Ano V nº 2 - Abril/ Maio/ Junho de 2008; 1-24 | 1807-6971 | 1807-6971
Assuntos
ONGs | Music education. Music Social projects | Music pedagogical process | ONGs | Educação musical | Projetos sociais | Terceiro Setor | Processo pedagógico-musical
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares